Ciências da religião e ensino religioso escolar

Um abraço necessário e afetuoso em defesa da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.45436

Palabras clave:

Ciências da Religião, Ensino Religioso, Educação

Resumen

O objetivo do presente ensaio é apresentar reflexões sobre a relação entre as Ciências da Religião e o Ensino Religioso no Brasil e ainda, as repercussões da trajetória das duas áreas para a Educação. Utilizando um estudo teórico-bibliográfico, discorreremos sobre o percurso histórico, considerando que embora se tenha produzido relevantes estudos e pesquisas, demandou-se um debate pouco fecundo por um longo período, visando demarcação de posicionamentos, favorecendo digressões e reverberando em prejuízos para a nossa Educação Básica. Em contraposição, em tempos atuais, cada vez mais autores têm indicado as Ciências da Religião como área acadêmica referencial para o mencionado componente curricular, considerando a diversidade e pluralidade da nossa sociedade. Neste sentido, a Escola carece da parceria e da imersão de ambas as áreas como força auxiliar na defesa da democracia, da laicidade, da liberdade religiosa e do combate ao preconceito e intolerância.  

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Biografía del autor/a

Wellington Félix Cornélio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Ciências da Religião. Especialista em Gestão Administrativa e Marketing (MBA Executivo). Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como representante discente da pós-graduação stricto sensu (mandato 2023/2024). Vice-presidente da Associação dos Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - APG UFTM (Mandato 2023/2025). Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor de Educação Básica concursado na Carreira do Magistério no Município de Uberaba. Professor-Formador na 'Casa do Educador Prof. Dedê Prais', instituição de formação profissional continuada dos Professores da Rede Municipal de Ensino. Professor de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino. Membro Associado Fundador da Associação dos Docentes, Discentes e Pesquisadores de Ensino Religioso e Ciências da Religião de Minas Gerais (ADPER-MG). Possui também experiência como Professor na Rede Privada e no Ensino Profissional Técnico no PRONATEC (CEFORES/UFTM). Atuou como Professor Substituto Assistente no curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Campus Uberaba. Ocupou cargos da Administração Pública da Prefeitura Municipal de Uberaba e da Fundação Cultural de Uberaba Prof. Antônio Carlos Marques. Exerceu a Advocacia entre os anos de 2001 e 2013, prestando assessoria e consultoria jurídica a clientes pessoas físicas, entidades, empresas e organizações públicas e privadas

Helena Ornellas Sivieri-Pereira, UFTM

Doutora em Psicologia pela USP/RP. Pós-doutorado em Educação pela UFSCar e pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Psicóloga e Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Residente no Brasil, na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. 

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Publicado

2025-07-29

Cómo citar

CORNÉLIO, W. F.; SIVIERI-PEREIRA, H. O. Ciências da religião e ensino religioso escolar: Um abraço necessário e afetuoso em defesa da educação. Numen, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 203–216, 2025. DOI: 10.34019/2236-6296.2025.v28.45436. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/45436. Acesso em: 5 dic. 2025.