SCIENCES OF RELIGION AND SCHOOL RELIGIOUS EDUCATION

A NECESSARY AND AFFECTIONATE HUG IN DEFENSE OF EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.45436

Keywords:

Sciences of Religion, Religious Education, Education

Abstract

The objective of this essay is to present reflections on the relationship between Religious Studies and Religious Education in Brazil, as well as the repercussions of the trajectory of both areas for Education. Using a theoretical-bibliographical study, we will discuss the historical path, considering that although relevant studies and research have been produced, a debate has been required that has been little fruitful for a long period, aiming to demarcate positions, favoring digressions and reverberating in losses for our Basic Education. In contrast, in current times, more and more authors have indicated Religious Studies as a reference academic area for the aforementioned curricular component, considering the diversity and plurality of our society. In this sense, the School lacks the partnership and immersion of both areas as an auxiliary force in the defense of democracy, secularism, religious freedom and the fight against prejudice and intolerance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wellington Félix Cornélio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Ciências da Religião. Especialista em Gestão Administrativa e Marketing (MBA Executivo). Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como representante discente da pós-graduação stricto sensu (mandato 2023/2024). Vice-presidente da Associação dos Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - APG UFTM (Mandato 2023/2025). Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor de Educação Básica concursado na Carreira do Magistério no Município de Uberaba. Professor-Formador na 'Casa do Educador Prof. Dedê Prais', instituição de formação profissional continuada dos Professores da Rede Municipal de Ensino. Professor de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino. Membro Associado Fundador da Associação dos Docentes, Discentes e Pesquisadores de Ensino Religioso e Ciências da Religião de Minas Gerais (ADPER-MG). Possui também experiência como Professor na Rede Privada e no Ensino Profissional Técnico no PRONATEC (CEFORES/UFTM). Atuou como Professor Substituto Assistente no curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Campus Uberaba. Ocupou cargos da Administração Pública da Prefeitura Municipal de Uberaba e da Fundação Cultural de Uberaba Prof. Antônio Carlos Marques. Exerceu a Advocacia entre os anos de 2001 e 2013, prestando assessoria e consultoria jurídica a clientes pessoas físicas, entidades, empresas e organizações públicas e privadas

Helena Ornellas Sivieri-Pereira, UFTM

Doutora em Psicologia pela USP/RP. Pós-doutorado em Educação pela UFSCar e pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Psicóloga e Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Residente no Brasil, na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. 

References

BAPTISTA, P. A. N.; SIQUEIRA, G. do P. O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-522, jan./abr. 2021.

BRASIL, G. F. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 20 de dezembro de 2017. Brasília, 2017.

CECCHETTI E.; CORDEIRO N. P. Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional. Encontros Teológicos, Florianópolis, v.36, n.3, p. 563-578, set./dez. 2021.

CORRÊA, E. Ensino Religioso Escolar. Curitiba: InterSaberes, 2021.

COSTA, M. O.; STERN, F. L. Crenças religiosas e filosofias de vida na BNCC: importância para o Ensino Religioso sob a perspectiva da Ciência da Religião. In: SILVEIRA, E. S. da; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Cap. 9, p. 186-208.

FONAPER – Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Educação e Mudança [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GARCIA, G. Prefácio. In: SILVEIRA, E. S. da; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Prefácio, p. 07-14.

GUERRERO, M. E. Sonhos e Utopias: ler Freire a partir da prática. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

GRUEN, W. O Ensino Religioso na Escola. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.

HOLANDA, A. M. R. Ensino Religioso nas Legislações. In: JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Org.) Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. Parte I: História e Legislação, p. 68-81.

JUNQUEIRA, S. R. A. História, Legislação e Fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008.

JUNQUEIRA, S. R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

MACEDO, E. et al. Revisitando Paulo Freire: sentidos na educação. Brasília: Liber Livro Editora, 2013.

MINAS GERAIS, G. E. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2024.

PIEPER, F. Ciência(s) da(s) Religião (ões). In: JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Org.) Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. Parte II: Ensino e Aprendizagem, p. 131-139.

RODRIGUES, E. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, jan./abr. 2020.

SILVEIRA, E. S. da; SILVEIRA, D. D. S da. Ciência(s) da Religião: um quadro de referências para o Ensino Religioso. In: SILVEIRA, E. S. da; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Cap. 2, p. 39-73.

Published

2025-07-29

How to Cite

CORNÉLIO, W. F.; SIVIERI-PEREIRA, H. O. SCIENCES OF RELIGION AND SCHOOL RELIGIOUS EDUCATION: A NECESSARY AND AFFECTIONATE HUG IN DEFENSE OF EDUCATION. Numen, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 203–216, 2025. DOI: 10.34019/2236-6296.2025.v28.45436. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/45436. Acesso em: 5 dec. 2025.