Ciências da religião e ensino religioso escolar
Um abraço necessário e afetuoso em defesa da educação
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.45436Palavras-chave:
Ciências da Religião, Ensino Religioso, EducaçãoResumo
O objetivo do presente ensaio é apresentar reflexões sobre a relação entre as Ciências da Religião e o Ensino Religioso no Brasil e ainda, as repercussões da trajetória das duas áreas para a Educação. Utilizando um estudo teórico-bibliográfico, discorreremos sobre o percurso histórico, considerando que embora se tenha produzido relevantes estudos e pesquisas, demandou-se um debate pouco fecundo por um longo período, visando demarcação de posicionamentos, favorecendo digressões e reverberando em prejuízos para a nossa Educação Básica. Em contraposição, em tempos atuais, cada vez mais autores têm indicado as Ciências da Religião como área acadêmica referencial para o mencionado componente curricular, considerando a diversidade e pluralidade da nossa sociedade. Neste sentido, a Escola carece da parceria e da imersão de ambas as áreas como força auxiliar na defesa da democracia, da laicidade, da liberdade religiosa e do combate ao preconceito e intolerância.
Downloads
Referências
BAPTISTA, P. A. N.; SIQUEIRA, G. do P. O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-522, jan./abr. 2021.
BRASIL, G. F. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 20 de dezembro de 2017. Brasília, 2017.
CECCHETTI E.; CORDEIRO N. P. Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional. Encontros Teológicos, Florianópolis, v.36, n.3, p. 563-578, set./dez. 2021.
CORRÊA, E. Ensino Religioso Escolar. Curitiba: InterSaberes, 2021.
COSTA, M. O.; STERN, F. L. Crenças religiosas e filosofias de vida na BNCC: importância para o Ensino Religioso sob a perspectiva da Ciência da Religião. In: SILVEIRA, E. S. da; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Cap. 9, p. 186-208.
FONAPER – Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Educação e Mudança [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GARCIA, G. Prefácio. In: SILVEIRA, E. S. da; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Prefácio, p. 07-14.
GUERRERO, M. E. Sonhos e Utopias: ler Freire a partir da prática. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.
GRUEN, W. O Ensino Religioso na Escola. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
HOLANDA, A. M. R. Ensino Religioso nas Legislações. In: JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Org.) Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. Parte I: História e Legislação, p. 68-81.
JUNQUEIRA, S. R. A. História, Legislação e Fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008.
JUNQUEIRA, S. R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
MACEDO, E. et al. Revisitando Paulo Freire: sentidos na educação. Brasília: Liber Livro Editora, 2013.
MINAS GERAIS, G. E. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2024.
PIEPER, F. Ciência(s) da(s) Religião (ões). In: JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Org.) Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. Parte II: Ensino e Aprendizagem, p. 131-139.
RODRIGUES, E. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, jan./abr. 2020.
SILVEIRA, E. S. da; SILVEIRA, D. D. S da. Ciência(s) da Religião: um quadro de referências para o Ensino Religioso. In: SILVEIRA, E. S. da; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Cap. 2, p. 39-73.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.

