Ignorância científica, racismo religioso e (anti) ética escolar

Um diagnóstico da hostilidade contra religiões de matriz africana no contexto do Ensino Religioso (ER)

Autores/as

  • Fabio Coronel Gagno Junior Faculdade Batista de Minas Gerais
  • Abdruschin Schaeffer Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2023.v26.41088

Resumen

Este artigo visa discutir as bases da tensão entre a prática docente no Ensino Religioso Escolar (ER) e as religiões de matriz africana, considerando duas camadas: científica e social. Na primeira parte, pretende explanar como a falta do reconhecimento de alguns pressupostos epistemológicos pode inviabilizar a compreensão do lugar das religiões de matriz africana no ER. Na segunda parte, debate a origem do preconceito em relação a essas expressões religiosas, tomando por base a tese sociológica de que a escravidão define o funcionamento segregacionista da sociedade brasileira até os dias atuais. Por meio de uma investigação bibliográfica, busca-se evidenciar que as causas de se discriminar as religiões de matriz africana — enquanto conteúdo escolar — podem ser identificadas no desconhecimento do ER enquanto processo técnico-científico; e no racismo culturalista como maneira de persistir a lógica do escravismo por outros meios.

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Biografía del autor/a

Fabio Coronel Gagno Junior, Faculdade Batista de Minas Gerais

Possui graduação em Teologia (FUV, 2009), Filosofia (UNISUL, 2015) e História (CEUCLAR, 2023); especialização em Ensino Religioso (FUV, 2011), A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (PUCRS, 2020) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2023); e mestrado em Ciências das Religiões (FUV, 2015), com pesquisa na área de Didática do Ensino Religioso Escolar. Atualmente cursa Doutorado em Ciências das Religiões (FUV) e tem estudado conexões entre filosofia, literatura e educação, especificamente tratando o Ensino Religioso Escolar como uma instituição mediadora de sentido diante das consequências da pandemia de Covid-19. No âmbito da prática profissional, atua como professor no ensino básico e superior, e presta consultorias diversas no sentido de alinhar metodologias de ensino à cultura digital, sobretudo na modalidade on-line. Pesquisa também em colaboração com a Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP).

Abdruschin Schaeffer Rocha

O prof. Abdruschin, possui graduação em Teologia (Seminário Teológico Batista do Brasil – ES), Filosofia (Universidade Federal do Espírito Santo – ES), mestrado em Teologia (EST – RS), e doutorado em Teologia pela PUC-Rio. Atualmente é professor no curso de graduação em Teologia e no programa de pós-graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. Atualmente tem concentrado suas pesquisas na interface entre Teologia e Filosofia, principalmente em temas como: igreja, cuidado, hermenêutica, linguagem, pós-modernidade, ciência e religião…

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Publicado

2023-12-05

Cómo citar

CORONEL GAGNO JUNIOR, F.; SCHAEFFER ROCHA, A. Ignorância científica, racismo religioso e (anti) ética escolar: Um diagnóstico da hostilidade contra religiões de matriz africana no contexto do Ensino Religioso (ER). Numen, [S. l.], v. 26, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2023.v26.41088. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/41088. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Religião e Ética