“Sonho Brasileiro”
Emicida e o Novo Lugar Social do Rap
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2019.v4.32093Abstract
O artigo apresenta um exercício primeiro de reflexão a respeito das
transformações do rap brasileiro a partir de meados dos anos 2000. Em particular,
observa algumas estratégias e ações iniciais do rapper paulistano Emicida com
ênfase na análise do comercial intitulado Sonho Brasileiro protagonizado pelo hip
hopper em 2011. O sentido social materializado na propaganda revelaria tanto
aspectos para compreender partes do novo lugar social e simbólico do rap no Brasil
quanto as expectativas para o “país do futuro” na Era Lula. Além disso, o ensaio
demonstra o quanto as ações do rapper se caracterizam na chave da ambivalência
entre adocicamento versus enegrecimento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.