About the Journal
A Revista Nava é o periódico semestral do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Seu objetivo é promover o diálogo e a reflexão sobre a arte, pensada de forma expandida e transversal, por meio da publicação científica e interdisciplinar de artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas.
A revista também veicula experimentações sonoras, ensaios visuais e as demais formas de difusão de pesquisas que abrangem as áreas de artes, cinema, audiovisual, música, moda, design e assuntos correlatos.
A Nava utiliza a política de acesso aberto e adota a licença Creative Commons CC-BY. Os nomes e os endereços informados na revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O nome da revista é uma homenagem ao memorialista Pedro Nava, nascido em 5 de junho de 1903, na cidade Juiz de Fora. Pedro Nava era médico, poeta bissexto e exímio desenhista e ilustrador. Ao se aposentar da medicina, por volta dos 70 anos de idade, dedicou-se a escrever suas memórias, publicadas em seis volumes, entre 1973 e 1983.
A escritora, jornalista, tradutora, cronista e dramaturga Rachel de Queiroz sintetizou a grandeza da obra de Pedro Nava ao afirmar que ele, “escrevendo sobre si mesmo, escreveu sobre toda uma sociedade”. O caráter multifacetado da trajetória do autor tem um significado especial para a proposta de interdisciplinaridade da revista que leva o seu nome.
Com o surgimento do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, em 2013, a revista Nava surgiu logo em seguida, em 2015, pelas mãos das Professoras Doutoras Maria Lúcia Bueno, Maria Cláudia Bonadio e Karla Holanda.
Outros docentes do PPGACL contribuíram para o desenvolvimento e o fortalecimento da revista ao longo dos anos, como os Professores Doutores Raquel Quinet Pifano, Sérgio Puccini e Maria Lúcia Bueno (2016-2019), seguidos por Christian Hugo Pelegrini (2019-2020), Marta Castello Branco e Rosane Preciosa (2020-2024). A partir de agosto de 2024, a revista passou a ser editada pelo Professor Doutor Felipe Muanis.
POLÍTICAS EDITORIAIS
A revista Nava aceita artigos para dossiês temáticos organizados por professores convidados pelo PPGACL e a convite da Equipe Editorial, bem como, artigos, entrevistas e ensaios que abordam temas articulados com a área de Artes. A partir da primeira edição de 2025, mestrandos e doutorandos poderão submeter artigos somente em co-autoria com doutores.
Fluxo Contínuo
A revista Nava recebe artigos em fluxo contínuo para as edições especiais divulgadas em seu site. Não há qualquer tipo de cobrança ou taxa para a submissão, avaliação e/ou publicação dos artigos.
Periodicidade
A revista Nava é uma publicação semestral.
Política de Acesso Livre
A revista utiliza a política de acesso livre e imediato ao conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Adota a licença Creative Commons CC-BY.
Processo de Avaliação por pares
O processo de avaliação adotado pela revista Nava conta com a participação de até três pareceristas conceituados de universidades brasileiras e estrangeiras. Ao receber os artigos, os editores realizam uma pré-análise para verificar a adequação do texto à proposta da edição, relevância para área de interesse, ao público alvo, às diretrizes de submissão e aos critérios de avaliação adotados. A equipe editorial se reserva o direito de recusar artigos que não correspondam aos critérios estabelecidos.
A revista aplica o princípio de avaliação duplo-cega e seus avaliadores não poderão ter vínculo com a(s) instituição (ões) do autor(es), de forma a garantir o rigor e a transparência nos critérios de avaliação. Caso ocorra qualquer vinculação, impedimento ou conflito, a Equipe Editorial encaminhará a submissão para outro avaliador.
O parecer pode ser emitido com a recomendação de aprovação, recomendação com alterações e recusa. A Equipe Editorial sempre comunicará ao autor a recomendação do parecer. Caso seja emitido com recomendação de adequação, o autor deverá providenciar os ajustes necessários e reenviar o texto no prazo máximo de 30 dias após o recebimento da recomendação; caso não apresente a nova submissão nesse período, a publicação será cancelada. No caso de discordância com a avaliação, um novo avaliador será solicitado pelo Conselho Editorial.
Princípios éticos para publicação
A revista Nava adota as diretrizes determinadas pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações - COPE), como referência para adoção de boas práticas científicas em todas as etapas do processo de avaliação e publicação. As normas para apresentação dos artigos deverão ser seguidas em sua totalidade, sendo o(s) autor(es) responsáveis pela autenticidade.
O responsável pela inscrição do artigo responde pelas informações prestadas. Qualquer inexatidão nas informações, plágio ou irregularidade por parte dos autores são de responsabilidade do mesmo, isentando a Universidade Federal de Juiz de Fora em responder pela publicação.
A política editorial da revista Nava está comprometida em identificar e impedir a publicação de artigos que indiquem má conduta de pesquisa ou violações éticas, principalmente os casos de plágio, manipulação de citações, falsificação/fabricação de dados, fraudes, dentre outros. Casos dessa natureza serão analisados individualmente, sendo sempre concedido o direito de defesa.
Todas as partes envolvidas na equipe editorial e técnica da revista (autores, editores, conselho editorial e consultivo, coordenadores, avaliadores, revisores) se comprometem com o cumprimento das práticas de conduta ética.
Após o recebimento dos pareceres, fica assegurado aos autores o direito de solicitar a reavaliação, os pedidos serão analisados mediante justificativa e os editores têm total autonomia para aceitar ou dispensar as solicitações assinaladas e se comprometem a atuar conforme as diretrizes de boas práticas adotadas pelo periódico.
Propriedade Intelectual
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY. Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.
Política Antiplágio
Na revista Nava todas as submissões aceitas passam por análise de plágio a partir do uso do software iThenticate, essa análise é realizada para garantir que os artigos sejam totalmente originais e atendam aos padrões de qualidade editorial necessários para apoiar a produção científica legítima. Em casos que envolvam suspeitas, haverá uma investigação por parte da Equipe Editorial para garantir o padrão de rigor científico e ético. A partir da constatação de má conduta por parte dos autores, o artigo será retirado do processo de avaliação. Nos casos de textos publicados, será realizada a correção ou até mesmo a retirada integral do artigo publicado.
ISSN: 2525-7757
Classificação Qualis/Capes para área de Artes/: A4
Indexação e Plataformas de Busca
Portal de periódicos da UFJF:
https://periodicos.ufjf.br/
Instagram: @revistanava.ufjf