A construção narrativa da moda como ferramenta social e objeto de posse no Programa Mulheres Mil, em São João dos Patos – MA

Autores

  • Márcio Soares Lima IFMA / UFSC
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Raquel Gomes Noronha Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v9.41879

Palavras-chave:

moda; fenômeno social; objeto de posse; abordagem sistêmica.

Resumo

A moda é um fenômeno social que tem impacto em diversas esferas da vida das pessoas, desde a forma como elas se apresentam ao mundo até como são vistas e tratadas pelos outros. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de entender como as mulheres pertencentes ao Programa Mulheres Mil, em São João dos Patos - MA, na edição 2022, compreendem a moda no processo de desenvolvimento da coleção final do curso. Além de perceber sua concepção acerca da moda como fenômeno social e/ou como objeto de posse. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que visa o entendimento e resolução de um problema coletivo, em que participantes do contexto e pesquisadores estão envolvidos de modo cooperativo, aliada à ferramentas metodológicas de design colaborativo. Como resultados, entendemos que segundo as mulheres “a partir do momento que uso algo que me faz bem, a moda se faz presente. Sob essa perspectiva, percebemos que as escolhas individuais afetam as escolhas coletivas destas mulheres. Em resposta aos objetivos propostos, compreendemos que as mulheres tem a percepção da moda como fenômeno social e/ou objeto de posse, reforçando, assim, a importância e influência da moda em suas vidas cotidianas.

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Artigos