Por uma confabulação amorosa do mundo

Autores

  • Jocy Meneses dos Santos Junior Universidade Federal de Goiás
  • Elidayana Alexandrino

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v9.41850

Palavras-chave:

palavra, imagem, raça, amor

Resumo

O que se desdobra nas páginas a seguir é uma conversação em torno das relações de palavras e imagens com construções de sentidos (tanto negativos quanto positivos) acerca do que é uma pessoa negra. Diante da urgência em pensar sobre raça em uma sociedade marcadamente racista, terrorista e genocida, desenvolvemos um exercício de escrita e imaginação, entre os meses de maio e julho de 2023, sobre estes temas e seus atravessamentos na arte e na cultura visual. Fizemos um movimento inicial no sentido de compreender o contexto que está posto, para nos situarmos e nos protegermos diante de ameaças e armadilhas. Entretanto, conforme o exercício se adensa, passamos a uma confabulação amorosa do mundo. Não de outro mundo, mas desse mundo, no qual vivemos e que também é nosso, apesar de muitas vezes nos ser negado. É esse mundo ao qual reivindicamos. Nossa escrita, que começa fragmentada e, por vezes, em primeira pessoa, toma o rumo da criação de um lugar comum, de encontro, troca e cura – em um movimento nada ensaiado, do qual pudemos nos dar conta apenas quando havíamos encerrado o exercício que nos propusemos a desenvolver. Com este texto, pretendemos contribuir para os processos de reconhecimento e de superação da colonização do ver, do dizer, do pensar, do sentir e do ser, nos situando, como pessoas negras, assertivamente além dos padrões (fracassados) que tentam nos definir, nos nomear e nos estereotipar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocy Meneses dos Santos Junior, Universidade Federal de Goiás

Jocy Meneses dos Santos Junior (Maranhão, 1993-) é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (PPGACV/UFG), vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Arte e Cultura Visual. Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisas sobre as visualidades e os processos educativos deflagrados a partir delas.

Elidayana Alexandrino

Elidayana Alexandrino (Paraíba, 1986-) é artista visual, educadora e pesquisadora. Graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística, atua há mais de uma década em museus e centros culturais, desenvolvendo visitas educativas, cursos, oficinas e projetos curatoriais. Desenvolve trabalhos em que relaciona imagem, memória e cotidiano, entre eles a pesquisa artística e educativa Narrativas que se encontram.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Artigos