Particularidades sonoras no filme-ensaio: os sons found footage

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.30106

Palavras-chave:

Filme-ensaio, Found footage, Sons de arquivo, Apropriação

Resumo

Desde os anos de 1990, observamos uma crescente atenção para o filme-ensaio em reflexões conceituais elaboradas por teóricos do cinema. Quando nos debruçamos sobre a literatura produzida a respeito do assunto percebemos que o foco dos pesquisadores é dedicado ao desenvolvimento de análises que privilegiam abordagens visuais, literárias e filosóficas. Teorias e estudos específicos que evidenciam os aspectos sonoros (o discurso verbal e o musical) no âmbito do filme-ensaio se encontram de maneira escassa, desestabilizando o equilíbrio de forças entre a imagem e o som. Essa condição pode ser verificada nos estudos e análises sobre os filmes feitos com materiais de arquivo (found footage) em que de maneira geral a abordagem é feita pelo viés imagético. A partir de uma revisão crítica e análise dos filmes LBJ (1968), de Santiago Álvarez e Nuit et brouillard (1955), de Alain Resnais, o trabalho discute particularidades e nuances de sonoridades advindas de materiais de arquivos. Dessa forma, apresentam-se argumentos para a conceituação dos sons found footage, que corroboram para a formação do filme-ensaio refletindo sobre questões de ordem estética valorizando a riqueza e a diversidade de sua vasta produção em âmbito mundial.

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Biografia do Autor

Andre Vasconcelos, Unicamp

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura. Professor da Faculdade de Multimeios da Unicamp.

Referências

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

VASCONCELOS, A. Particularidades sonoras no filme-ensaio: os sons found footage . Lumina, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 22–38, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.30106. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/30106. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Apropriação, Inapropriação, Desapropriação