Popularização do feminismo, neoliberalismo e discursos midiáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.34413

Palabras clave:

Feminismo de Celebridade, Neoliberalismo, Popularização, Discurso

Resumen

Neste texto discutimos a relação contemporânea entre popularização do feminismo, neoliberalismo e conteúdo midiático. Debatemos em âmbito teórico como a exposição das reivindicações feministas em produtos comunicacionais ensejam discussões ambivalentes, sobre a necessidade de maior visibilidade junto também da possibilidade de despolitização das pautas. Nesse sentido, revisamos criticamente autoras voltadas à preocupante aproximação do feminismo com o neoliberalismo, com especial atenção para a vinculação com o chamado feminismo de celebridade. Empiricamente, para ilustrar nosso argumento, buscamos observar os textos em que mulheres são auto ou heteroidentificadas como feministas em uma revista brasileira, atualmente digital, voltada para o público jovem (Capricho), com amplo lastro histórico, entre os anos de 2015 a 2020, a partir da análise do discurso faircloughiana como base metodológica. Nossos resultados apontam para a forma como discursos feministas com viés neoliberal circulam nas informações selecionadas, a partir de falas voltadas para realizações e comportamentos individuais e não coletivos. Os textos, com presença acentuada de celebridades femininas entre as fontes ouvidas, são bastante focados na dimensão da escolha e afastados de pautas mais emancipatórias ou históricas dos feminismos brasileiros.

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Biografía del autor/a

Rayza Sarmento, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade (GCODES) e pesquisadora associada ao Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG). 

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

SARMENTO, R. Popularização do feminismo, neoliberalismo e discursos midiáticos. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 166–183, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.34413. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/34413. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos