Entre a responsabilidade, o conflito e o interesse humano: análise de enquadramento da cobertura sobre biografias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.21472

Palavras-chave:

Análise de Enquadramento, Jornalismo Impresso, Biografias

Resumo

O presente artigo busca compreender quais foram os enquadramentos utilizados pelos veículos jornalísticos brasileiros de alcance nacional em sua cobertura sobre a possibilidade de publicação de biografias não-autorizadas. A análise de enquadramento é uma modalidade de pesquisa que busca descobrir de que maneira os textos jornalísticos salientaram certos aspectos dos acontecimentos em detrimento de outros (ENTMAN, 1993). Após uma revisão das classificações presentes na literatura sobre as pesquisa de enquadramento, são apresentados os enquadramentos genéricos, ou seja, aplicáveis a qualquer cobertura, que conduzirão essa pesquisa: conflito, interesse humano, consequências econômicas, moralidade e responsabilidade (SEMETKO; VALKENBURG, 2000). O corpus a ser analisado consiste nas 56 matérias publicadas pelos três jornais de maior circulação nacional considerados quality papers: Folha de S. Paulo (21 notícias), O Globo (16) e O Estado de S. Paulo (19), ao longo do mês de outubro de 2013. Os dados encontrados demonstram que o conflito foi o enquadramento mais recorrente na cobertura dos veículos,
com 20 aparições, seguido pelos frames responsabilidade e interesse humano. Houve poucas ocorrências dos enquadramentos econômico e moralidade. O destaque do frame conflito confirmou uma tendência já apontada pela literatura de que o jornalismo prefere abordar os temas pelo embate entre os personagens envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ferracioli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando do Programa de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Carla Rizzotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

ANDSAGER, Julie. How interest groups attempt to shape public opinion with competing news frames. Jornalism & Mass Comunication Quarterly, v. 77, n. 3, p. 577-592, 2000. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/107769900007700308>. Acesso em: 04 nov. 2020.

BERINSKI, Adam; KINDER, Donald. Making Sense of Issues Through Media Frames: Understanding the Kosovo Crisis. The Journal of Politics, v. 68, n. 3, p. 640-656, 2006. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/10.1111/j.1468-2508.2006.00451.x?seq=1>. Acesso em: 04 nov. 2020.

D’ANGELO, Paul. News Framing as a multiparadigmatic research program: a response to Entman. Journal of Communication, v. 52, n. 4, p. 870-888, 2002. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1460-2466.2002.tb02578.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

DE VREESE, Claes H.; PETER, Jochen; SEMETKO, Holli. Framing Politics at the Launch of the Euro: A Cross-National Comparative Study of Frames in the News. Political Communication, v. 18, n. 2, p. 107–122, 2001. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/105846001750322934>. Acesso em: 04 nov. 2020.

ENTMAN, Robert. Framing: toward a clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, v. 43, n. 4, p. 51-58, 1993. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

______. Framing Bias: Media in the Distribution of Power. Journal of Communication, v. 57, n. 1, p. 163–173, 2007. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1460-2466.2006.00336.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

______. Framing U.S. Coverage of International News: contrasts in narratives of the KAL and Iran Air Incidents. Journal of Communication, v. 41, n. 4, p. 6-27, 1991. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1460-2466.1991.tb02328.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

GAMSON, Willian; MODIGLIANI, Andre. The changing culture of affirmative action. Research in Political Sociology, v. 3, p. 137–177, 1987. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/BF02685985>. Acesso em: 04 nov. 2020.

GITLIN, Todd. The Whole World Is Watching: Mass Media in the Making and Unmaking of the New Left. Berkeley: The University of California Press, 2003.

IYENGAR, Shanto. Framing Responsibility for Political Issues: The Case of Poverty. Political Behavior, v. 12, n. 1, p. 19-40, 1990. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/586283?seq=1>. Acesso em: 04 nov. 2020.

MATTHES, Jörg. What’s in a frame? a content analysis of media framing studies in the world’s leading communication journals, 1990-2005. Jornalism & Mass Comunication Quarterly, v. 86, n. 2, p. 349-367, 2009. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/107769900908600206>. Acesso em: 04 nov. 2020.

______; KOHRING, Matthias. The content analysis of media frames: toward improving reliability and validity. Journal of Communication, v. 58, n. 2 p. 258-279, 2008. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1460-2466.2008.00384.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

NEUMAN, W Russel; JUST, Marion; CRIGLER, Ann. Common Knowledge: news and the construction of political meaning. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

NORRIS, Pipa. The restless searchlight: network news framing of the post Cold-war world. Political Communication, v. 12, n. 4, p. 357- 370, 1995. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10584609.1995.9963084>. Acesso em: 04 nov. 2020.

PAN, Zhongdang; KOSICKI, Gerald M. Framing Analysis: An Approach to News Discourse. Political Communication, v. 10, n. 1, p. 55-75, 1993. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10584609.1993.9962963>. Acesso em: 04 nov. 2020.

SACCHITIELLO, Barbara. Circulação dos cinco grandes jornais cresce. Meio & Mensagem, 26 mai. 2015. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2015/05/26/circulacao-dos-cinco-grandes-jornais.html>. Acesso em: 04 nov. 2020.

SCHEUFELE, Dietram. Agenda-Setting, Priming, and Framing Revisited: Another Look at Cognitive Effects of Political Communication. Mass Communication and Society, v. 3, n. 2-3, p. 297-316, 2000. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327825MCS0323_07>. Acesso em: 04 nov. 2020.

______. Framing as a theory of media effects. Journal of Communication, v. 49, n. 1, p. 103-122, 1999. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1460-2466.1999.tb02784.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

SEMETKO, Holli A; VALKENBURG, Patti M. Framing European Politics: A Content Analysis of Press and Television News. Journal of Communication, v. 50, n. 2, p. 93-109, 2000. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1460-2466.2000.tb02843.x>. Acesso em: 04 nov. 2020.

WEAVER, David; MCCOMBS, Maxwell; SHAW, Donald. Agenda-setting research: Recent developments in place and focus. Congresso da World Association for Public Opinion Research (WAPOR), 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

FERRACIOLI, P.; RIZZOTTO, C. Entre a responsabilidade, o conflito e o interesse humano: análise de enquadramento da cobertura sobre biografias. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 175–193, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.21472. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21472. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos