Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21225Resumen
Este artigo tem como intuito estudar as potencialidades dos newsgames como forma de divulgação científica por meio da linguagem dos jogos digitais, considerando que seu formato desperta o interesse dos usuários e fornece subsídios para o aprendizado a partir da imersão em um ambiente lúdico e interativo. Nesse sentido, parte-se de um levantamento de pesquisas sobre o conceito de jogo e sobre a utilização de jogos digitais e outras experiências lúdicas com foco no aprendizado, incluindo os newsgames, para servir de aporte teórico para este trabalho. A proposta consiste em analisar o jogo Filosofighters, disponível no portal da revista Superinteressante, a partir da retórica processual de Bogost (2007, 2008), para identificar elementos que possibilitam a perspectiva da divulgação científica, buscando evidenciar as potencialidades de aliar informação e entretenimento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-12-22
Cómo citar
DE ASSIS, B. M.; COSTA, L. M. Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21225. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21225. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).