Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica

Autores/as

  • Bruno Monte de Assis Universidade Federal do Pará
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21225

Resumen

Este artigo tem como intuito estudar as potencialidades dos newsgames como forma de divulgação científica por meio da linguagem dos jogos digitais, considerando que seu formato desperta o interesse dos usuários e fornece subsídios para o aprendizado a partir da imersão em um ambiente lúdico e interativo. Nesse sentido, parte-se de um levantamento de pesquisas sobre o conceito de jogo e sobre a utilização de jogos digitais e outras experiências lúdicas com foco no aprendizado, incluindo os newsgames, para servir de aporte teórico para este trabalho. A proposta consiste em analisar o jogo Filosofighters, disponível no portal da revista Superinteressante, a partir da retórica processual de Bogost (2007, 2008), para identificar elementos que possibilitam a perspectiva da divulgação científica, buscando evidenciar as potencialidades de aliar informação e entretenimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Monte de Assis, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2010). Formação técnica em computação gráfica no Centro de Computação Gráfica Alpha Channel. Concluiu o Curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para a Web na Universidade Federal do Pará (2011). Exerceu atividades acadêmicas de Monitoria e de Professor auxiliar ministrando aulas de apoio na disciplina Informática Aplicada durante o ano de 2010 na Universidade da Amazônia - UNAMA. Possui experiência com softwares de Computação Gráfica. Atualmente está direcionado à pesquisas voltadas para jogos, jogos digitais, jogos on-line e Jogos Online Massivo Multijogador. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2015).

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do pará

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996); doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio de doutoramento na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Woods Hole Research Center, ambos nos USA. Concluiu, em 2013, o pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do professor catedrático, Adriano Duarte Rodrigues. Foi Coordenadora da Assessoria de Comunicação da UFPA (2007-2009) e coordenadora da Rádio Web UFPA (2009-2015), da qual foi fundadora em 2009. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com o apoio de agências como CNPq e MEC, e é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Na área de Comunicação, suas pesquisas e projetos, alguns dos quais premiados, tem dado ênfase para as temáticas Estudos em Rádio, Comunicação e Meio Ambiente, Divulgação Científica e Comunicação Institucional . Tem trabalhado também com os seguintes temas: Estratégias Institucionais e Midiáticas em Comunicação, Análise de Discurso, Campanhas de Comunicação, Mudanças Climáticas, Amazônia, Agricultura Familiar, Desmatamento e Conflitos Agrários.

Publicado

2016-12-22

Cómo citar

DE ASSIS, B. M.; COSTA, L. M. Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21225. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21225. Acesso em: 24 nov. 2024.