Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21125Palabras clave:
Expansão narrativa, televisão, montagem, Twin Peaks.Resumen
Este estudo nasce do cruzamento de dois fenômenos: a montagem e a expansão narrativa. A montagem é aqui entendida de modo amplo, como a composição de fragmentos para gerar um todo dotado de poética e sentido. A expansão narrativa, por sua vez, é com preendida como o desenvolvim ento de elem entos narrativos pertencentes a uma obra em outras obras. Ambos são fenômenos antigos presentes nas mais diversas formas expressivas. Para relacionar um ao outro, este estudo analisa o universo narrativo da série televisiva Twin Peaks. A série norte-americana, exibida pelo canal ABC durante os anos de 1990-91, é uma obra televisual na qual identificamos o fenômeno da expansão narrativa. A série possui cinco obras complementares que estendem e enriquecem seu enredo, são elas: três livros, um áudio livro e um filme2. O objetivo deste estudo é analisar as relações de montagem entre as seis obras que compõem o Sistema Twin Peaks . Partimos da hipótese de que há uma reconfiguração da montagem no contexto das narrativas expandidas, já que nelas o processo de composição ultrapassa a unidade da obra. No caso de Twin Peaks, a montagem ultrapassa também o meio televisual, relacionando-o narrativamente com meios de naturezas distintas, como a literária, a sonora e a cinematográfica. Buscamos apoio nos estudos de Sergei Eisenstein (2002 e 2008) para propor a ideia de uma montagem “transversal”, resultante das conexões entre diferentes obras que compõem um único universo narrativo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).