Sobre os universais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21062Palabras clave:
teorias da comunicação, universais, psicanáliseResumen
O pensamento ocidental está infectado de Universais, que sãomeras anotações formais de supostos freqüentes primários ou secundários.
É o campo do Nominalismo, em que a freqüência, por maior que seja, não
prova universalidade no campo do espontâneo, do dado. Só se pode falar
em universal como postulado suficiente para sustentar como axioma a
produção de uma teoria. É um postulado útil no caso, mas contestável por
outra teoria. Qualquer crença já é uma paranóia, é a sintomatização de uma
hipótese, de uma conjetura, como sustentada por um suposto universal. O
relativismo cultural é um universalismo disfarçado: a cultura se torna o
valor. O valor é: haver cultura.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-06-05
Cómo citar
MAGNO, M. Sobre os universais. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21062. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21062. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Interfaces & Conexões
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).