A narrativa como vetor ético-ideológico: revisando o legado de Frank Capra

Autores/as

  • Maurício de Medeiros Caleiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20943

Palabras clave:

cinema, teoria da narrativa, análise comparativa

Resumen

Análise crítica das estratégias narrativas empregadas pelo filme A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life, Frank Capra, EUA, 1946), comparando-as com aquelas adotadas por duas de suas refilmagens na última década: Um Homem de Família (The Family Man, Brett Ratner, EUA, 2000) e Click (Frank Coraci, EUA, 2006). Enfatiza-se tanto o exame de aspectos formais estruturais das narrativas quanto o papel que estes desempenham na construção de um ethos ideológico que, a um tempo, questiona a imagem de Capra como um ícone do populismo moralista no cinema e, a partir de seu legado, interroga o status axiológico da tradição cinematográfica norte-americana. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-06-06

Cómo citar

CALEIRO, M. de M. A narrativa como vetor ético-ideológico: revisando o legado de Frank Capra. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20943. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20943. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos