100 Canal o vídeo como representação da cultura popular
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20940Palabras clave:
mídia alternativa, cultura popular, identidadeResumen
O presente artigo analisa uma das produções audiovisuais alternativas do laboratório de TV da Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, ONG localizada na cidade de Nova Olinda na região do Cariri no Ceará. O artesanato de couro, a música regional e a reza, entre outros, são costumes abordados na série de vídeos alternativos da TV Casa Grande, o “100 Canal”. O vídeo analisado é “Mary Help”, produção que mostra a arte e a vida de uma cantora popular da região. O curta faz parte da série, que retrata o cotidiano de Nova Olinda por meio de entrevistas com artistas da cidade. Qual a abordagem dada à cultura popular e aos costumes e sujeitos da região do Cariri nessa produção é um dos questionamentos tratados ao longo da pesquisa sob a ótica da Análise de Conteúdo. Constata-se que há certa idealização do popular ligada a uma visão romântica e folclórica da região Nordeste. Discute-se, entretanto, como a fala da cantora tema do filme refaz a visão romântica do vídeo e acrescenta elementos à sua proposta inicial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).