Performance and nostalgia in brega music

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.33682

Keywords:

pop music, nostalgia, performance, brega, digital culture

Abstract

Performances nostálgicas são centrais para o entendimento das construções valorativas nas músicas populares periféricas brasileiras. O artigo busca analisar como a nostalgia é performatizada na música brega de Pernambuco, a partir de um debate que incide em reconhecer roteiros perfomáticos (TAYLOR, 2013) e acionamentos nostálgicos (BOYM, 2001) como forma de reinserção de artistas “esquecidos” no contexto de intensa jovialização do gênero musical. Centra-se o olhar sobre a banda Amigas do Brega, projeto que visa a reinserção de artistas “das antigas” nos mercados musicais local e nacional intensamente jovializado a partir da emergência das práticas digitais de consumo musical sobretudo após a consagração do bregafunk. Entende-se que a ausência de arquivos e de marcadores históricos da música brega opera sobre a disputa por espaços de memória em que a corporificação do passado atua como importante capital para artistas musicais. A análise centra-se num espetáculo registrado em DVD e disposto na plataforma de vídeos YouTube a partir das categorias de nostalgia restauradora e reflexiva, propostas por Boym, apontando zonas tensivas entre memória e esquecimento nas negociações performáticas que emergem nas músicas populares periféricas brasileiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop). Bolsista Produtividade em Pesquisa – Nível 2

Pedro Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

References

AMARAL, P . M. Estigma e Cosmopolitismo na Constituição de uma Música Popular Urbana da Periferia: etnografia da produção do tecnobrega em Belém do Pará. 2009. 245 p. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17305. Acesso em: 7 ago. 2021.

ARAÚJO, P. C. de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar. 7. ed. Rio de janeiro: Record, 2010.

AZEVEDO, R; JÁCOME, P; PRADO, D. Descarga acústico-visual e temporalidades em cena: a fundação de uma tradição pela Banda Calypso. Galáxia, n. especial 1, p. 47-60, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25542019441661>

BOYM, S. The Future of Nostalgia. New York: Basic, 2001.

DERRIDA, J. Mal de Arquivo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

DIAS, R. Vocês achavam que Palas estava na pior? Folha de Pernambuco, Recife, 24 de jul. de 2011. Revista da Folha.

FONTANELLA, F. A estética do brega: cultura de consumo e o corpo nas periferias do Recife. 2005. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

GOMES, R. Amigas do Brega se reúnem para fortalecer o ritmo em Pernambuco. Jornal do Commercio, Recife, 20 de janeiro de 2018. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2018/01/20/amigas-do-brega-se-reunem-para-fortalecer-o-ritmo-em-pernambuco-324745.php. Acesso em: 7 ago. 2021.

GUMBRECHT, H. U. Produção de Presença: O que o Sentido não consegue Transmitir. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2010.

HOBSBAWM, E. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 9-23.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LINS, M. This is show business: A cultura dos megaespetáculos pop e a invenção do “padrão Madonna”. In: SOARES, Thiago; MANGABEIRA, A.; LINS, M.. Divas Pop: O Corpo-som das cantoras na Cultura midiática. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM/ UFMG, 2020, p. 165-180.

MARTíN-BARBERO, J. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: ED. UFRJ, 1997.

MELO, O. B. de; CASTRO, O. Apropriação de tecnologias e produção cultural: inovações em cenas musicais da Região Norte. In: HERSCHMANN, M+ (org.). Nas bordas e fora do mainstream musical: Novas tendências da música independente no início do século XXI. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, p. 185-208.

MONTAÑO, Sonia. Plataformas de vídeo: Apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na Contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PEREIRA DE SÁ, S. Cultura Digital, Videoclipes e a Consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, v. 21, n. 2, p. 21-32, 2019. DOI https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.03

SCHECHNER, R. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press, 1985.

SCHECHNER, R . Performance theory. New York: Routledge, 1988.

SCHECHNER, R. Restauração do comportamento. In: BARBA, E; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995, p. 205-210.

SOARES, T. Percursos para estudos sobre música pop. In: CARREIRO, R; FERRARAZ, R; PEREIRA DE SÁ, S. (orgs.). Cultura Pop. Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2015. p. 19-33.

SOARES, T. “Ninguém é perfeito e a vida é assim”: A música brega em Pernambuco. Recife: Editora Outros Críticos, 2017.

SOARES, T; BENTO, E. A Nacionalização do Brega funk. Revista Temática, v. 16, n. 6, p.207-224, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/54541>. Acesso em: 7 ago. 2021.

SOARES, T; MANGABEIRA, A; LINS, M. Divas Pop: O Corpo-Som das Cantoras na Cultura Midiática. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM/ UFMG, 2020.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

Published

2021-08-30

How to Cite

SOARES, T. .; ALVES, P. Performance and nostalgia in brega music. Lumina, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 37–54, 2021. DOI: 10.34019/1981-4070.2021.v15.33682. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33682. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: História, Memória, Comunicação – entre crises e críticas