Comunicação política no Facebook e previsão eleitoral - Análise de big data da eleição presidencial brasileira de 2018 no Brasil

Big data analysis of the 2018 Brazilian presidential election Brazil

Autores

  • Leonardo Magalhães Firmino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Felipe Murta Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.28589

Palavras-chave:

comunicação política, previsão eleitoral, opinião pública, mídias sociais, big data

Resumo

O presente artigo busca entender como a análise quantitativa da comunicação política nas mídias sociais, mediante indicadores de engajamento ao discurso de candidatos, é capaz de prever o resultado eleitoral. Trata-se de uma análise de big data do 1º turno do pleito presidencial de 2018 no Brasil. Concretamente, foram coletadas cerca de 10 mil postagens das páginas oficiais de campanha no Facebook entre 1 de junho e 7 de outubro de 2018. No que se refere à intenção de voto, foi realizada para o mesmo período uma série surveys de opinião com frequência diária, representativa da população brasileira. Com o fim de entender se há uma relação causal entre o engajamento ao candidato no Facebook e a sua intenção de voto, a análise preditiva foi realizada testando duas abordagens empíricas: uma com dados agregados e a outra com 90 modelos de previsão mediante regressão linear múltipla. Concluímos a análise comparando os resultados reais das eleições com todos os modelos preditivos. Os resultados mostraram que tanto a abordagem agregada quanto a regressiva demonstram que o índice de engajamento ao candidato no Facebook é um bom preditor eleitoral. Os resultados obtidos reforçam as teorias que defendem a relevância dos dados advindos do comportamento político nas mídias sociais como bons preditores eleitorais.

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Biografia do Autor

Leonardo Magalhães Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em comunicação política pela PUC-Rio e Coordenador de Projetos para a América Latina e Caribe em Atlas Político.

Felipe Murta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em comunicação política pela PUC-Rio e fundador da Arena Digital.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

MAGALHÃES FIRMINO, L.; MURTA, F. Comunicação política no Facebook e previsão eleitoral - Análise de big data da eleição presidencial brasileira de 2018 no Brasil: Big data analysis of the 2018 Brazilian presidential election Brazil. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 47–63, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.28589. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28589. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente