Literatura digital: a reconfiguração do leitor, os desafios e a urgência de novas literacias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21433Keywords:
Novos Media. Literatura Digital, Literacia Digital, Leitor, Reconfigurações, Materialidade.Abstract
Tendo como base a ideia de Chartier (1999) de que novos suportes têm vindo a acionar, ao longo da História, novos modos de ler e, consequentemente, novos tipos de leitor defenderemos ao longo deste artigo a necessidade de repensar, à luz do surgimento de um novo suporte e de um novo espaço de escrita – o digital – o papel do leitor, admitindo, que a sua figura sofre, nesse processo, um conjunto de reconfigurações, contribuindo a materialidade do digital para nos apresentar um leitor 2.0: leitor imersivo, leitor performer e leitor jogador.
Downloads
References
BELLEI, S. L. . Hipertexto e Literatura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.
BROECKMANN, A. Image, Process,Performance, Machine. Aspects of a Machinic Aesthetics. In International Conference on the histories of media art, science and technology, p. 1-5 , 2005.
CHARTIER, R. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
GOICOECHEA DE JORGE, M. Los nuevos rituales de lectura literaria en pantalla. Encuentros en Verines . Asturias: Pendueles, p. 3-7, 2011. Disponível em: < http://www.mecd.gob.es/lectura/pdf/v11_maria_goico.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2017.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: A study of the play element in culture. Boston: Beacon Press, 1955.
LEÃO, L. As derivas e os mapas. In L. Leão, Derivas: Cartografias do Ciberespaço. São Paulo: Annablume, p. 9-15, 2004.
MURRAY, J. Hamlet no Holodeck. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
OLIVEIRA, L., & BALDI, V. Hipermídia como catalisador da leitura na sociedade em rede. In BIEGING, P.;BUSARELLO; ULBRICHT, R. I.; OLIVEIRA, L (Orgs.) Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais de consumo. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 102-120, 2013.
ROVERO, G. K. Adónde va la literatura? La escritura, la lectura y la crítica entre la galaxia gutemberg y la galaxia electrónica. In Revista Iberoamericana, v.22, p. 687-707, 2001.
RYAN, M.-L. Narrative as Virtual Reality. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2001.
______. From Narrative Games to Playable Stories: towards a poetics of interactive narrative. Storyworlds - A Journal of Narrative Studies 1.1, p. 50-56, 2009.
SANTAELLA, L. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus Editora, 2004.
SEKEFF, M. D. Música e Semiótica. In L. T. (Org.), De sons e signos: música, mídia e contemporaneidade. São Paulo: EDUC, 1998.
SOUZA, L. P. Um labirinto chamado hipertexto. Anais do II Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes . Rio de Janeiro: Essentia Editora, 2004.
VOUILLAMOZ, N. Literatura e Hipermedia. Barcelona: Paidós, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).