Notas Adornianas Sobre Música: Uma análise teórica sobre a atualidade deste autor para os estudos em Comunicação e Música

Autores

  • Pablo Laignier IBMEC e UNESA.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21300

Palavras-chave:

Comunicação. Música. Teoria da Comunicação. Theodor W. Adorno. Indústria Cultural.

Resumo

Componente de um projeto de pesquisa mais amplo, que busca identificar e analisar os escritos sobre música contidos na obra de autores considerados clássicos no campo da comunicação social, o objetivo deste trabalho é operar uma síntese dos principais escritos sobre música na obra de Theodor W. Adorno.Através de uma análise teórica da obra deste expoente da Escola de Frankfurt, este artigo procura apontar em que medida este autor pode ser utilizado como ferramenta teórica na análise dos processos musicais contemporâneos. O artigo é composto por uma seção que contextualiza historicamente o pensamento adorniano; a segunda seção aborda os principais textos do autor sobre música, com ênfase em Sobre Música popular; a terceira seção aborda a atualidade do pensamento adorniano.

 

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Biografia do Autor

Pablo Laignier, IBMEC e UNESA.

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, Professor Adjunto do IBMEC e da UNESA, organizador e autor de dois capítulos do livro Introdução à História da Comunicação (E-PAPERS, 2009), além de autor de capítulos de livros e artigos publicados em periódicos da área das Ciências Sociais Aplicadas.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

LAIGNIER, P. Notas Adornianas Sobre Música: Uma análise teórica sobre a atualidade deste autor para os estudos em Comunicação e Música. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 134–151, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21300. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21300. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos