Notas Adornianas Sobre Música: Uma análise teórica sobre a atualidade deste autor para os estudos em Comunicação e Música
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21300Keywords:
Comunicação. Música. Teoria da Comunicação. Theodor W. Adorno. Indústria Cultural.Abstract
Componente de um projeto de pesquisa mais amplo, que busca identificar e analisar os escritos sobre música contidos na obra de autores considerados clássicos no campo da comunicação social, o objetivo deste trabalho é operar uma síntese dos principais escritos sobre música na obra de Theodor W. Adorno.Através de uma análise teórica da obra deste expoente da Escola de Frankfurt, este artigo procura apontar em que medida este autor pode ser utilizado como ferramenta teórica na análise dos processos musicais contemporâneos. O artigo é composto por uma seção que contextualiza historicamente o pensamento adorniano; a segunda seção aborda os principais textos do autor sobre música, com ênfase em Sobre Música popular; a terceira seção aborda a atualidade do pensamento adorniano.
Downloads
References
______. Sobre música popular. In COHN, Gabriel (Org.). Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1997, p. 115-146 (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
______. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002.
______. Filosofia da nova música. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009 (Coleção Estudos; 26).
______. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. São Paulo:
Ed. UNESP, 2011.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo/Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1997.
JAY, Martin. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2008.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação, 4 Ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.
NEGUS, Keith. Music genres and corporate cultures. New York, US: Routledge, 2005.
POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Paradigma Conceitual ou crítico radical In Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da Comunicação Social. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003, p. 109-118.
RÜDIGER, Francisco. A Escola de Frankfurt. In HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Ed Vozes, 2001, p. 131-150.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A atualidade de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2010.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2002.
WOLF, Mauro. A Teoria Crítica. In Teorias das comunicações de massa, 2. Ed, São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2005, p. 72-93.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).