Explorando caminhos: uma cartografia da pesquisa no ensino de Publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43784

Palavras-chave:

Cartografia, Publicidade, Movimento diacrônico, Ensino de publicidade

Resumo

Navegando pelos caminhos da publicidade, pousamos nossas percepções sobre as inúmeras reconfigurações desse campo e de seu processo de formação, entendendo que a produção do conhecimento sobre/com o ensino de publicidade não resulta da representação de uma realidade pré-existente, e sim de um acompanhamento de processos. Neste artigo, buscamos, a partir do método cartográfico inspirado no pensamento rizomático de Deleuze e Guattari (1995), aliado à técnica de coleta de dados da “pesquisa da pesquisa” (Bonin, 2011), compreender o processo diacrônico do ensino de publicidade, destacando suas nuances e produções científicas ao longo do tempo. O recorte temporal de cinco anos é realizado tendo em vista as transformações do campo, o que permite uma análise contemporânea do movimento de investigação. Como resultado, apresentamos 28 pesquisas categorizadas em oito platôs: Estudos de gênero, Pandemia Covid-19, Ensino-aprendizagem, Discurso publicitário, Docência publicitária, Perfil do estudante, História do ensino, Transformações do campo. Os resultados revelam uma baixa incidência de pesquisas científicas na área, realizadas por um número limitado de cientistas. O artigo conclui apontando para possíveis caminhos e sugestões para ampliar e aprofundar futuras pesquisas sobre o ensino de publicidade no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Timm Cezar, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Comunicação Midiática (UFSM). Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. 

Ariadni Loose, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Comunicação Midiática (UFSM). Doutoranda em Ciências da Comunicação (POSCOM/UFSM). Bolsista CAPES.

Referências

AGUIAR, L. As potencialidades do pensamento geográfico: a cartografia de Deleuze e Guattari como método de pesquisa processual. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Intercom, 2010. Disponível em: https://tinyurl.com/bdhx2f2e. Acesso em: 24 jul. 2024.

BARRETO, C. H. da C.; GHISLENI, T. S.; BECKER, E. L. S. Educação em tempos de pandemia: ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana. Travessias, v. 15, n. 3, p. 99-117, set.-dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27833.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Brasília. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind. Acesso em: 17 maio 2023.

BONIN, J. Revisitando os bastidores da pesquisa: práticas metodológicas na construção de um projeto de investigação. In: MALDONADO, A. et al. Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

CALDAS, C. H. S.; SILVA, P. K. da. Agência-escola de comunicação inova como recurso do processo de ensino aprendizagem em um curso de publicidade e propaganda no triângulo mineiro. In: SOUZA, M. F. da P. de (Org.). Pesquisa sobre o triângulo mineiro: uma contribuição multudisciplinar. Alagoinhas: Bordô-Grená, 2019.

CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/y5ce86jd. Acesso em: 17 maio 2023.

CEZAR, L.; LOOSE, A.; PETERMANN, J. A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. Comunicação & Informação, v. 25, p. 391–406, 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681.

CEZAR, L.; LOOSE, A.; PETERMANN, J. Ensino remoto emergencial: estratégias e experiências da docência em redação publicitária. In: VIII Seminário Internacional de pesquisas em Mídia e Cotidiano, 2021. Anais [...]. Disponível em: https://tinyurl.com/3jzz69rj. Acesso em: 24 jul. 2024.

CEZAR, L. T. Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação, 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25650. Acesso em: 24 jul. 2024.

CEZAR, L. T. Formação e transformação de sujeitos publicitários. In: PETERMANN, J.; FERNANDES, A.; SCHUCH, L. Nós da propaganda. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019.

COCA, A. P.; ROSÁRIO, N. M. A cartografia como um mapa movente para a pesquisa em comunicação. Comunicação & Inovação, v. 19, n. 41, p. 34-48, set-dez, 2018. DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5481.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs (vol. I). Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. Cartografia e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

GARCIA, G. Uma proposta de metodologia que alie teoria e prática para o ensino de publicidade e propaganda por intermédio das novas tecnologias digitais, 2021. Dissertação (Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação), Rio de Janeiro: Centro Universitário Carioca. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/3cd3amby. Acesso em: 24 jul. 2024.

GHISLENI, T. S.; BARRETO, C. H. da C.; KNOLL, G. F. Comunicação, ensino e covid-2019: um panorama sobre a aprendizagem de discentes de comunicação no ensino remoto emergencial. Revista Panorama, v. 12, n. 1, p. 30–35, 2022. Disponível em:

https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237. Acesso em: 22 ago. 2024.

GOOGLE SCHOLAR. [s. l.]. Google. [2004]. Disponível em: https://scholar.google.com.br. Acesso em: 17 maio 2023.

GUEDES, S. M. A.; MALCHER, M. A. Publicidade e Propaganda: história, conceitos e trajetória de ensino. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, 2021, p. 1-14. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22636. Acesso em: 24 jul. 2024.

HANSEN, F.; PETERMANN, J.; CORREA, R. S. Criação publicitária: desafios no ensino. Porto Alegre: Sulina, 2020.

JANUÁRIO, S. M. B. B. Mídia e estudos de gênero: um relato de experiência no ensino de publicidade e propaganda. Revista de Estudos Interdisciplinares, 4(6), 2022, p. 74–93. Disponível em: https://tinyurl.com/ycxyysx4. Acesso em: 24 jul. 2024.

JUSTO, C. S. P. B.; FIGUEIRÓ, B. Interdisciplinaridade no ensino superior: reflexões sobre a formação integrada e o estudo de caso de uma agência experimental. 2023. Brazilian Journal of Development, 9(1), 2292–2309. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-157.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicol. Soc., vol. 19, n. 1, 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/mwy5hk5u. Acesso em 13 jul. 2023.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

KASTRUP, V.; BARROS, L. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

KOPP, R.; HANSEN, F. Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária. Comunicação & Educação, v. 25, n. 1, 2020, p. 42-56. Disponível em: https://tinyurl.com/2stteeku. Acesso em: 24 jul. 2024. KRAFT, U. Em busca do gênio da lâmpada. Revista Viver mente e cérebro. São Paulo. ISSN 18071562. No 142, ano XIII (Novembro 2004). p. 41-51.

LOOSE, A.; PETERMANN, J. Eu escolhi fazer publicidade: a identificação de jovens estudantes com o perfil profissional da propaganda. ECCOM, v. 13, n. 26, 2022, p. 52 -62. Disponível em: https://encurtador.com.br/tJ8I4. Acesso em: 24 jul. 2024.

LOOSE, A. Jovens da publicidade: uma cartografia das reconfigurações do perfil profissional. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. 2021.Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25647. Acesso em: 24 jul. 2024.

LOOSE, A.; CEZAR, L.; PETERMANN, J. Jovens publicitários e o impacto da Covid-19 em suas rotinas. Trama: Indústria Criativa Em Revista, 10(1), 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/muhya4rv. Acesso em: 24 jul. 2024.

LOOSE, A.; PETERMANN, J. Reflexões sobre uma geração nativa digital e o ensino em publicidade. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2019, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre, Intercom, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3pfjv45p. Acesso em: 24 jul. 2024.

MÄDER, M. P. M., BEHRENS, M. A., KOWALSKI, R. P. G. Experiência de aprendizagem por pares com suporte de rede social no ensino superior: Peer instruction experience with social network support in higher education. Brazilian Journal of Development, 8(9), 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-299.

MÄDER, M. P. M. Metodologias ativas na educação superior: desafios para os docentes no curso de Publicidade e Propaganda, 2019. Tese (Doutorado em Educação), Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/mry3uwcj. Acesso em: 24 jul. 2024.

OLIVEIRA, G.; FISCHER, A. BONA, R. Por que sou professor de publicidade e propaganda: o domínio do discurso publicitário em práticas de letramento acadêmico. Revista Movendo Ideias, v. 26, n. 2, j2021. DOI: https://doi.org/10.17648/movideias- v26n2-2501.

PAULO, R. R. V. Criatividade em propaganda: um panorama do ensino de criação publicitária. Revista Dissertar, 1(34), 2020. DOI: https://doi.org/10.24119/16760867ed116286.

PEDRINI, I.; MALUSÁ, S. Docência Universitária: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda. Revista Cadernos de Pesquisa, 26(3), p. 187-206, 2019. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p187-206.

PEDRINI, I. A. D.; MALUSÁ, S. O ensino e a aprendizagem antes do curso superior em publicidade e propaganda: o paradigma do ensino pela prática (1900 - 1960). Revista Animus, n. 38, p. 262-278, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/5yw5ttyn. Acesso em: 24 jul. 2024.

PETERMANN, J. Cartografia(s) no campo da publicidade. In: DA SILVA, J. M. et al. Redes de pesquisa: comunicação em perspectiva. Porto Alegre: Sulina, 2023.

RABAIOLLI, J.; HANSEN, F. Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19. Comunicação & Educação, v. 25, n. 2, 2020, p. 169-183. Disponível em: https://tinyurl.com/4ztva3cc. Acesso em: 24 jul. 2024.

ROSÁRIO, N. Experimentações cartográficas do comunicacional: desterritorializando e reterritorializando o método. In: SALGADO, T. B. P.; MATTOS, M. A. Cartografias do comunicacional e subjetividades. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2022.

ROSÁRIO, N. Cartografia na comunicação: questões de método e desafios metodológicos. In: MOURA, C. P.; LOPES, M. I. V. (Org.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.

SOUZA, A. O. de; MENDONÇA, A. P. Design thinking na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos. Comunicação & Educação, 24(1), 30-43, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p30-43.

TEZZA, A. Prioridade do ensino em Comunicação não é a tecnologia, mas o letramento. In: TEZZA, A.; MOURA, C. P. de; ALMEIDA, F. F. de; BASTOS, R. (Orgs.). Ensicom: perspectivas sobre o ensino de comunicação no Brasil. São Paulo: Intercom, 2019.

TOLEDO, R. V. C. de. O curso de Publicidade e Propaganda: estudo para contribuição na área através de pesquisa em instituição de ensino superior privada no interior paulista, 2019. Tese (Doutorado em Comunicação). São Paulo: Universidade Paulista. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3jevhtzv. Acesso em: 24 jul 2024.

WOTTRICH, L. A publicidade como objeto de conhecimento no Brasil. Revista E-Compós, v. 26, 2023, p. 1–18. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.2717.

ZACHI, B. D. Os espaços de aula como facilitadores de práticas pedagógicas no curso de Publicidade: proposta de um framework de análise e estudo de caso na habilitação da ECA USP, 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação), São Paulo: Universidade de São Paulo. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08012020-161711.

ZACHI, B. D. Os espaços das aulas publicitárias como potencializadores de suas práticas pedagógicas: proposta de um framework. In: FÍGARO, Roseli; GONÇALVES, Gean. (Orgs.). Conexão pós: solidariedade na pesquisa e perspectivas de docência. São Paulo: ECA-USP, 2019.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

CEZAR, L. T.; LOOSE, A. . Explorando caminhos: uma cartografia da pesquisa no ensino de Publicidade. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 113–135, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.43784. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/43784. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos