Explorando caminhos: uma cartografia da pesquisa no ensino de Publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43784

Palavras-chave:

Cartografia, Publicidade, Movimento diacrônico, Ensino de publicidade

Resumo

Navegando pelos caminhos da publicidade, pousamos nossas percepções sobre as inúmeras reconfigurações desse campo e de seu processo de formação, entendendo que a produção do conhecimento sobre/com o ensino de publicidade não resulta da representação de uma realidade pré-existente, e sim de um acompanhamento de processos. Neste artigo, buscamos, a partir do método cartográfico inspirado no pensamento rizomático de Deleuze e Guattari (1995), aliado à técnica de coleta de dados da “pesquisa da pesquisa” (Bonin, 2011), compreender o processo diacrônico do ensino de publicidade, destacando suas nuances e produções científicas ao longo do tempo. O recorte temporal de cinco anos é realizado tendo em vista as transformações do campo, o que permite uma análise contemporânea do movimento de investigação. Como resultado, apresentamos 28 pesquisas categorizadas em oito platôs: Estudos de gênero, Pandemia Covid-19, Ensino-aprendizagem, Discurso publicitário, Docência publicitária, Perfil do estudante, História do ensino, Transformações do campo. Os resultados revelam uma baixa incidência de pesquisas científicas na área, realizadas por um número limitado de cientistas. O artigo conclui apontando para possíveis caminhos e sugestões para ampliar e aprofundar futuras pesquisas sobre o ensino de publicidade no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Lara Timm Cezar, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Comunicação Midiática (UFSM). Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. 

Ariadni Loose, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Comunicação Midiática (UFSM). Doutoranda em Ciências da Comunicação (POSCOM/UFSM). Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

CEZAR, L. T.; LOOSE, A. . Explorando caminhos: uma cartografia da pesquisa no ensino de Publicidade. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 113–135, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.43784. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/43784. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos