Para criança ver: O uso do product placement no canais de YouTube brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43357

Palavras-chave:

Product Placement, YouTube, Crianças, Ética, Publicidade

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar o uso de estratégias publicitárias, nomeadamente o product placement, em cinco canais de YouTube brasileiros orientados para o público infantil, focando na faixa etária dos 6 aos 12 anos. A pesquisa centra-se assim na construção de um corpus de canais de YouTube que, pelo número de inscritos, estão entre os mais populares, como são os casos de: Luccas Neto, Maria Clara & JP, Valentina Pontes, Juliana Baltar e Brancoala. A partir de um estudo de caso múltiplo, procuramos perceber o impacto que as estratégias utilizadas nesses canais podem ter nos hábitos de consumo das crianças. Exploramos ainda os desafios éticos que colidem com a significativa utilização do product placement para o público infantil. Para tanto, analisamos a colocação das marcas nos cinco vídeos mais populares de cada um dos canais selecionados, categorizando-as, de acordo com a classificação de Chacel e Patriota (2010), como screen placement, script placement e plot placement. Paralelamente, foi aplicado um questionário com 152 pais ou responsáveis, para medir, sobretudo, a influência que estes canais podem ter nos seus hábitos de consumo. Os resultados evidenciam uma expressiva incidência do product placement nos 25 vídeos selecionados, que, ao convergir com uma alta exposição das crianças aos dispositivos eletrônicos, denotam a necessidade de uma regulamentação mais clara e eficaz para esse tipo de abordagem publicitária direcionada ao público infantil.

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Biografia do Autor

Fernando Jesus da Rocha, Universidade da Beira Interior

Mestre em Comunicação Estratégica – Publicidade e Relações Públicas – e doutorando em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Ricardo Morais, Universidade do Porto

Doutor em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Rosália Rodrigues, Instituto Politécnico de Portalegre

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Professora adjunta no Instituto Politécnico de Portalegre e Instituto Politécnico de Tomar.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

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Edição

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Artigos