Estratégias possíveis para o jornalismo digital a partir do The Trust Project

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39504

Palavras-chave:

Transparência, Processos editoriais, Audiência, 8 Indicadores de Confiança, Inteligência Artificial

Resumo

Este artigo analisa de que forma os oito indicadores do The Trust Project contemplam as descrições do fazer jornalístico para que o leitor possa segui-los como guia para atestar a veracidade das notícias. O foco de análise é o documento “8 Indicadores de Confiança”, criado a partir de pesquisas com o público para definir/sugerir práticas no processo jornalístico que sejam incorporadas aos sites de notícias. Os procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa consistem na revisão bibliográfica, análise documental e técnica de análise de conteúdo. O referencial teórico pretende ampliar o debate sobre o quanto iniciativas como The Trust Project podem representar um primeiro passo na recuperação da confiança em instituições jornalísticas, identificar lacunas e ainda sugerir possíveis ações complementares. Como as estratégias do projeto focam na transparência dos processos jornalísticos, vislumbramos a possibilidade de adoção de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, e de interatividade com a audiência. Sugerimos ao The Trust Project um novo indicador - Indicador 9 - Ferramentas no sentido de esclarecer o uso de técnicas, softwares ou IA na construção da notícia - e a ampliação na divulgação de informações dos indicadores 2, 4 e 5.

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Biografia do Autor

Fabia Cristiane Ioscote, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Jornalista pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bolsista Capes.

Keyse Caldeira de Aquino Macedo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Bolsista Capes.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

IOSCOTE, F. C. .; MACEDO, K. C. de A. Estratégias possíveis para o jornalismo digital a partir do The Trust Project. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 92–107, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39504. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39504. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos