Estratégias possíveis para o jornalismo digital a partir do The Trust Project
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39504Palavras-chave:
Transparência, Processos editoriais, Audiência, 8 Indicadores de Confiança, Inteligência ArtificialResumo
Este artigo analisa de que forma os oito indicadores do The Trust Project contemplam as descrições do fazer jornalístico para que o leitor possa segui-los como guia para atestar a veracidade das notícias. O foco de análise é o documento “8 Indicadores de Confiança”, criado a partir de pesquisas com o público para definir/sugerir práticas no processo jornalístico que sejam incorporadas aos sites de notícias. Os procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa consistem na revisão bibliográfica, análise documental e técnica de análise de conteúdo. O referencial teórico pretende ampliar o debate sobre o quanto iniciativas como The Trust Project podem representar um primeiro passo na recuperação da confiança em instituições jornalísticas, identificar lacunas e ainda sugerir possíveis ações complementares. Como as estratégias do projeto focam na transparência dos processos jornalísticos, vislumbramos a possibilidade de adoção de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, e de interatividade com a audiência. Sugerimos ao The Trust Project um novo indicador - Indicador 9 - Ferramentas no sentido de esclarecer o uso de técnicas, softwares ou IA na construção da notícia - e a ampliação na divulgação de informações dos indicadores 2, 4 e 5.
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