Estratégias possíveis para o jornalismo digital a partir do The Trust Project

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39504

Palavras-chave:

Transparência, Processos editoriais, Audiência, 8 Indicadores de Confiança, Inteligência Artificial

Resumo

Este artigo analisa de que forma os oito indicadores do The Trust Project contemplam as descrições do fazer jornalístico para que o leitor possa segui-los como guia para atestar a veracidade das notícias. O foco de análise é o documento “8 Indicadores de Confiança”, criado a partir de pesquisas com o público para definir/sugerir práticas no processo jornalístico que sejam incorporadas aos sites de notícias. Os procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa consistem na revisão bibliográfica, análise documental e técnica de análise de conteúdo. O referencial teórico pretende ampliar o debate sobre o quanto iniciativas como The Trust Project podem representar um primeiro passo na recuperação da confiança em instituições jornalísticas, identificar lacunas e ainda sugerir possíveis ações complementares. Como as estratégias do projeto focam na transparência dos processos jornalísticos, vislumbramos a possibilidade de adoção de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, e de interatividade com a audiência. Sugerimos ao The Trust Project um novo indicador - Indicador 9 - Ferramentas no sentido de esclarecer o uso de técnicas, softwares ou IA na construção da notícia - e a ampliação na divulgação de informações dos indicadores 2, 4 e 5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabia Cristiane Ioscote, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Jornalista pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bolsista Capes.

Keyse Caldeira de Aquino Macedo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Bolsista Capes.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CORPORACIÓN LATINOBARÓMETRO. Latinobarómetro 2020. Santiago, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/46LsBjd>. Acesso em: 20 out. 2021.

CORPORACIÓN LATINOBARÓMETRO. Latinobarómetro 2018. Santiago, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/46LsBjd>. Acesso em: 20 out. 2021.

DOMINGO, D. Fostering and moderating citizen conversations. In: ZION, L.; CRAIG, D. (Eds). Ethics for digital journalists – emerging best practices. Nova York: Routledge, 2015, p. 159-173.

FONSECA, V; SEIBT, T. A contribuição de Max Weber para os Estudos do Jornalismo: um ensaio teórico-metodológico. Intexto, n. 34, p. 640-657, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3QeqGOv>. Acesso em: 20 out. 2021.

GUERRA, J. L. O percurso interpretativo na produção da notícia. São Cristóvão: Editora UFS, Fundação Oviêdo Teixeira, 2008.

KALOGEROPOULOS, A; SUITER, J; EISENEGGER, M. News Media Trust and News Consumption: Factors Related to Trust in News in 35 Countries. International Journal of Communication, v. 13, p. 3672–3693, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3QCeo2m>. Acesso em: 10 ago. 2023.

LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. (Orgs.). A cibercultura e seu espelho [recurso eletrônico]: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009, p. 38-46.

MACEDO, K. C. A. As interações entre leitores na seção The long read do The Guardian: entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3hBJVSM>. Acesso em: 29 set. 2021.

MARCONI, F. Newsmakers: artificial intelligence and the future of journalism. Nova York: Columbia University Press, 2020.

MASIP, P. et al. Active audiences and journalism: involved citizens or motivated consumers?. Brazilian Journalism Research, n. 1, v. 1, p. 234-255, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/43pzQdB>. Acesso em: 29 set. 2021.

MASIP, P. Investigar el periodismo desde la perspectiva de las audiencias. El profesional de la información, n. 25, v. 3, p. 323-330, 2016. DOI: <https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.01>.

MOREIRA, S. V. Análise documental como método e técnica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação, v. 2, São Paulo: Atlas, 2005, p. 271-279.

NEWMAN, N. et al. Reuters institute digital news report 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism, 10 ed., 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3pMlKFw>. Acesso em: 14 out. 2021.

NILES, R. The programmer as journalist: a Q&A with Adrian Holovaty. Online Journalism Review, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/43qXOW5>. Acesso em: 8 nov. 2022.

SAAD, E. Reflexões sobre ontologias jornalísticas no contexto de desinformação e crises sistêmicas. Fronteiras, n. 23, v. 2, p. 58-72, 2021. DOI: <https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.05>.

STRÖMBÄCK, J. et al. News media trust and its impact on media use: toward a framework for future research. Annals of the International Communication Association, v. 44, n. 2, p. 139-156, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3DbI52z>. Acesso em: 20 ago. 2021.

TRIELLI, D.; DIAKOPOULOS, N. How Journalists Can Systematically Critique Algorithms. COMPUTATION + JOURNALISM SYMPOSIUM, v. 8, Nova York: ACM, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3PJ1dt8>. Acesso em: 28 set. 2021.

THE TRUST PROJECT. About us. Disponível em: <https://thetrustproject.org/about/>. Acesso em: 20 ago. 2021.

TOFF, B. et al. What We Think We Know and What We Want to Know: Perspectives on Trust in News in a Changing World. The Reuters Institute for the study of Journalism: Oxford University Press, 2020.

TRYGG, S. Is Comment Free? Ethical, editorial and political problems of moderating online news. Blog Polis of London School of Economics and Political Science, 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

IOSCOTE, F. C. .; MACEDO, K. C. de A. Estratégias possíveis para o jornalismo digital a partir do The Trust Project. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 92–107, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39504. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39504. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos