Autenticidade, carisma e engajamento em plataformas: percepção de fatores de sucesso de influenciadores por usuários do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.38698Palavras-chave:
Autenticidade, Carisma, Influenciadores, Instagram, SucessoResumo
Este artigo tem como temática a percepção dos fatores de sucesso dos influenciadores digitais brasileiros da plataforma Instagram, visto que esta plataforma é uma das mais importantes da atualidade em relação a influência que exerce sobre seus usuários. O problema de pesquisa que procuraremos responder é: de que maneiras seguidores avaliam o sucesso de um influenciador digital? Nossa hipótese é que, para ter sucesso, ele precisa de um elevado número de seguidores, socializar com outras personalidades conhecidas, fazer propaganda e parcerias com grandes marcas e empresas e demonstrar, através de postagens, que está gerando renda, mesmo que esse fator não tenha nada que o comprove. A partir de pesquisa exploratória, analisamos fatores que levam sujeitos a perceber um influenciador como de sucesso. Concluímos que a autenticidade foi o quesito mais importante para os usuários segundo nossa pesquisa, junto com outros pontos como engajamento, publicidade e número de seguidores.
Downloads
Referências
ABIDIN, C. “Aren’t These Just Young, Rich Women Doing Vain Things Online?”: Influencer Selfies as Subversive Frivolity. Socia Media + Society, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2016. DOI: <https://doi.org/10.1177/2056305116641342>.
ABIDIN, C. Communicative <3 Intimacies: Influencers and perceived interconnectedness. Ada: A Journal of Gender, New Media & Technology, n. 8, p. 1-16, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/43phdXl>. Acesso em: 04 jul. 2023.
ABIDIN, C.; KARHAWI, I. Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 44, n. 1, p. 289 - 301, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1590/1809-58442021114>.
ABIDIN, C.; OTS, M. Influencers Tell All? Unravelling Authenticity and Credibility in a Brand Scandal. In: EDSTRÖM, M.; KENYON, A. T.; SVENSSON, E (Eds.). Blurring the Lines Market-Driven and Democracy-Driven Freedom of Expression. Nordicon: Götemburg, 2016, p. 153 – 164.
AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. Blogs: mapeando um objeto. In: AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. (Orgs.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009, p. 27 - 53.
BALL, S. Conducting Online Surveys. Journal of Human Lactation, v. 35, n. 3, p. 413 – 417, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1177/0890334419848734>.
BASTOS, P.; GROHMANN, R.; OLIVEIRA, T.. What is engagement in communication research? Circulation of meanings and consequences for audience studies. Participations: Journal of Audience and Reception Studies, v. 18, n. 1, p. 206 – 229, 2021. Disponível em: <https://l1nq.com/mlTGv>. Acesso em: 04 jul. 2023.
BANET-WEISER, S. Authentic™: The Politics of Ambivalence in a Brand Culture. Londres: Nova York, University Press, 2012.
CUNNINGHAM, S.; CRAIG, D. (Eds.). Creator Culture. An introduction to global social media entertainment. NYU Press: Nova York, 2021.
D'ANDRÉA, C. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.
FANTONI, A. Autorrepresentação de Adolescentes Porto-Alegrenses no Instagram. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/43A4hOg>. Acesso em: 04 jul. 2023.
GLATT, Z.; BANET-WEISER, S. Productive Ambivalence, Economies of Visibility, and the Political Potential of Feminist Youtubers. In: CUNNINGHAM, S.; CRAIG, D. (Eds.). Creator Culture. An introduction to global social media entertainment. Nova York: NYU Press, 2021, p. 39 – 56.
GROHMANN, R. Trabalho Digital: o papel organizador da comunicação. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 18, n. 51, p. 162 - 180, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3K0ki9w>. Acesso em: 04 jul. 2023.
GROHMANN, R. et al. Plataformas de fazendas de clique: condições de trabalho, materialidades e formas de organização. Galáxia, v. 47, p. 1 – 24, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/46M90PY>. Acesso em: 04 jul. 2023.
KARHAWI, I. De blogueira a influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2020.
KARHAWI, I. Autenticidade, intimidade e coconstrução: mapeamento das características da produção de conteúdo dos influenciadores digitais. In: Intercom: 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, Universidade Federal da Paraíba. Anais [...]. João Pessoa, 2022, p. 1 – 15. Disponível em: < https://bit.ly/44qhpXw Acesso em: 05 jul. 2023.
LEAVER, T.; HIGHFLIELD, T.; ABIDIN, C. Instagram. Cambridge: Polity Press, 2020.
MENDES, J. Paradigmas estratégico-interacionais na publicização com influenciadores digitais. Brazilian Creative Industries Journal, v. 3, n. 1, p. 144-167, 2023. DOI: <http://dx.doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3208>.
POELL, T.; NIEBORG, D.; DUFFY, B. E. Platforms and cultural production. Cambridge: Polity Press, 2021.
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Plataformização. Fronteiras: Estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. DOI: <https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01>.
PRIMO, A.; MATOS, L.; MONTEIRO, M. C. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Salvador: EDUFBA, 2021.
QUALIBEST. Influenciadores digitais. São Paulo: Instituto QualiBest, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3PY9oVx>. Acesso em: 10 mar. 2019.
READE, J. Keeping it raw on the ‘gram: Authenticity, relatability and digital intimacy in fitness cultures on Instagram. New Media & Society, v. 23, n. 3, p. 1-19, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1177/1461444819891699>.
SIMÕES, P. G. O poder de afetação das celebridades. In: FRANÇA, V. et al. (Orgs.). Celebridades no Século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 209-225.
TERRA, C. F. Do broadcast ao socialcast: apontamentos sobre a cauda longa da influência digital, os microinfluenciadores. Revista Communicare, v. 17, p. 80 - 101, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3XUFOSY>. Acesso em: 26 jul. 2022.
VAN DIJCK, J. The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media. Nova York: OUP USA, 2013.
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; WALL, M. The Platform Society: public values in a connective world. Londres: Oxford Press, 2018.
VILICIC, F. O clique de um bilhão de dólares. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).