Autenticidade, carisma e engajamento em plataformas: percepção de fatores de sucesso de influenciadores por usuários do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.38698

Palavras-chave:

Autenticidade, Carisma, Influenciadores, Instagram, Sucesso

Resumo

Este artigo tem como temática a percepção dos fatores de sucesso dos influenciadores digitais brasileiros da plataforma Instagram, visto que esta plataforma é uma das mais importantes da atualidade em relação a influência que exerce sobre seus usuários. O problema de pesquisa que procuraremos responder é: de que maneiras seguidores avaliam o sucesso de um influenciador digital? Nossa hipótese é que, para ter sucesso, ele precisa de um elevado número de seguidores, socializar com outras personalidades conhecidas, fazer propaganda e parcerias com grandes marcas e empresas e demonstrar, através de postagens, que está gerando renda, mesmo que esse fator não tenha nada que o comprove. A partir de pesquisa exploratória, analisamos fatores que levam sujeitos a perceber um influenciador como de sucesso. Concluímos que a autenticidade foi o quesito mais importante para os usuários segundo nossa pesquisa, junto com outros pontos como engajamento, publicidade e número de seguidores.

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Biografia do Autor

Laura Schemes Prodanov, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, bolsista CNPq. Mestra em Indústria Criativa e graduada em Moda.

Sanda Portella Montardo, Universidade Feevale

Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais. Bolsista de Produtividade CNPq e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais.

Issaaf Karhawi, Universidade Paulista

Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Adriana Amaral, Universidade Paulista

Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e pesquisadora CNPq.

Rafael Grohmann, Universidade de Toronto

Professor de Estudos Críticos de Plataformas e Dados da Universidade de Toronto.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

PRODANOV, L. S. .; MONTARDO, S. P.; KARHAWI, I. .; AMARAL, A. .; GROHMANN, R. . Autenticidade, carisma e engajamento em plataformas: percepção de fatores de sucesso de influenciadores por usuários do Instagram. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 42–61, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.38698. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/38698. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos