Publicidade das big techs sob o olhar crítico da Economia Política da Desinformação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.38155Palavras-chave:
Leis, Fake News, Eleições, Big techs, DesinformaçãoResumo
É no processo eleitoral que as fake news ganham maior visibilidade, que comumente se associa sua proliferação aos grupos fechados, de crenças arraigadas e pouco contraditórias consolidando a polarização nas redes sociais digitais. Nesse aspecto, as convicções – morais, político-partidárias e socioculturais – influenciam uma seleção de conteúdos para se consumir e para compartilhar nas redes. Esse cenário é preocupante e tem servido para fundamentação de pesquisas sobre o impacto das desinformações nas eleições no Brasil. Nos últimos anos, estudos vêm sendo produzidos e divulgados, mas a desinformação ganha maior notoriedade no país desde as eleições de 2018 (DOURADO, 2021; MELLO, 2020). A partir de uma leitura seletiva e analítica, este artigo tem o intuito de abordar o tema proposto sob o olhar crítico dos pesquisadores da Economia Política da Comunicação (BOLAÑO, 2000; MARTINS, 2020; VALENTE, 2020), construindo o seu corpus a partir dos desdobramentos do Projeto de Lei das Fake News (versão atual do PL 2630/2020) e baseando-se na atuação das big techs no mercado publicitário.
Downloads
Referências
Brasileira de Jornalismo Investigativo), 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3rEXAgZ>. Acesso em: 29 nov. 2022.
ALENCAR, M. T.; DOURADO, J. L. Fact-checking: Checagens da Folha e do Estadão na construção da credibilidade jornalística na internet. Revista Eptic, v. 22, n. 2, p. 23-37, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3Q8fpiC>. Acesso em: 22 jun. 2020.
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211–236, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/46XDGxA>. Acesso em: 23 set. 2019.
ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. E-book. Disponível em: <https://bit.ly/3OxMUbD>. Acesso em: 22 mai. 2022.
BARBOSA, B.; MARTINS, H.; VALENTE, J. Pesquisa fake news: como as plataformas enfrentam a desinformação. São Paulo: Intervozes, 2020. E-book. Disponível em: <https://bit.ly/3OpgaTa>. Acesso em: 14 jan. 2022.
BOLAÑO, C. R. Indústria Cultural: Informação e Capitalismo. São Paulo: Polis, 2000. E-book.
BRASIL. Projeto de Lei Nº 2.630 de 2020. Brasília: Câmara dos Deputados, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3rHB46O>. Acesso em: 22 mai. 2022.
COSTA, R. V.; MACEDO, J. C. A. Constitucionalidade dos Projetos de Lei Apresentados na Câmara Dos Deputados do Brasil sobre Fake News. Revista Internet Lab, v. 1, n. 2, dez. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/44Af4JU>. Acesso em: 23 nov. 2021.
DOURADO, T. Fake news: quando mentiras viram fatos políticos. Porto Alegre, Zouk, 2021.
GENRO FILHO, A. O segredo da pirâmide: (para uma Teoria Marxista do Jornalismo). 1987, 276 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 1987. Disponível em: <https://bit.ly/471J5DS>. Acesso em: 2 abr. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOOGLE BRASIL. PL 2630/2020 deixou de ser sobre combater as fake news. Disponível: <https://bit.ly/3Dop8JS>. Acesso em: 17 maio 2022.
HIRST, M. Towards a political economy of fake news. The Political Economy of Communication, v. 5, n. 2, p. 82-94, 2017. Disponível em: <http://bit.ly/44B0rpz>. Acesso em: 16 mar. 2021.
INTERVOZES. Padrões para uma regulação democrática das grandes plataformas que garanta a liberdade de expressão online e uma Internet livre e aberta. São Paulo, INTERVOZES – Coletivo Brasil de Comunicação Social, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3rFWu4w>. Acesso em: 10 fev. 2022.
KAKUTANI, M. A morte da verdade: notas sobre a mentira na Era Trump. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2018. E-book.
LEFÈVRE, F. Brasil não avançou no entendimento de quem financia fake news, diz pesquisadora. [Entrevista Concedida a] Carolina Oliveira. Brasil de Fato, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Q7Qz2f>. Acesso em: 15 maio 2022.
MARTINS, H. Comunicações em tempos de crise: economia e política. São Paulo: Expressão Popular. Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.
MELLO, P. C. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MOSCO, V. Economia Política da Comunicação: Uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1, 1999. (Cadernos do Noroeste, Série Comunicação, v. 12, p. 97 – 120). Disponível em: <https://bit.ly/3q0Nd6E>. Acesso em: 27 jan. 2023.
NEMER, D. Plataformas não querem comprometer lucro para combater fake news, diz pesquisador. [Entrevista concedida a] Andrei Ribeiro. Uol, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Y5HXen>. Acesso em: 17 nov. 2022.
PODER360. Ações da Meta sobem depois de balanço do 1º tri de 2022. Poder360, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3OoQHJo>. Acesso em: 22 mai. 2022.
RÊGO, A. R.; BARBOSA, M. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.
ROMANI, B. Lucro do Facebook aumenta 58% em 2020, mas empresa se prepara para ano difícil. Terra, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/44LxLtM>. Acesso em: 28 fev. 2021.
RUDNITZKI, E.; BARBOSA, J.; NALON, T. Desinformação eleitoral alcança 30 milhões impulsionada por Telegram, WhatsApp e anúncios do Google. Aos Fatos, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Op22JB>. Acesso em: 23 out. 2022.
SCHNEIDER, M.; VALENTE, J. Apresentação do dossiê temático. Revista Eptic, v. 23, n. 1, p. 86-90, jan.-abr. 2021. Disponível em: <https://bit.ly/44i55rO>. Acesso em: 16 mar. 2021.
SILVERMAN, C. Fake News Expert On How False Stories Spread And Why People Believe Them. [Entrevista concedida a] Dave Davies. NPR, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/44Buyx4>. Acesso em: 17 nov. 2022.
TEIXEIRA, M. Bolsonaro tenta usar Musk para atacar Lula e buscar ganho eleitoral. Folha de São Paulo, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/44A0X78>. Acesso em: 21 mai. 2022.
UOL. Alphabet, dona do Google, supera expectativas e quase dobra lucro anual. Uol, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Op2eZl>. Acesso em: 15 maio 2022.
VALENTE, J. Apresentação do dossiê temático “Algoritmos, economia e poder”. Revista Eptic, v. 22, n. 2, p. 56-63, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3OWtzSV>. Acesso em: 25 jun. 2020.
VALENTE, J.; PITA, M. Monopólios digitais: concentração e diversidade na internet. São Paulo: Intervozes, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3rtwQ2D>. Acesso em: 15 abr. 2020.
VALENTE, J. Saiba mais sobre o “metaverso”, nova tecnologia lançada pelo Facebook. Agência Brasil, Brasília, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/44RyzNN>. Acesso em: 21 dez. 2021.
VALENTE, J. Tecnologia, informação e poder: das plataformas online aos monopólios digitais. Brasília, 2020. E-book.
VASCONCELOS, Y. Qual a diferença entre publicidade e propaganda?. Superinteressante, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3DpoCLW>. Acesso em: 10 set. 2022.
VENTURINI, T. From Fake to Junk News, the Data Politics of Online Virality. Tommaso Venturini, 2019. Disponível em: <http://bit.ly/44SnID3>. Acesso em: 25 jun. 2020.
VIEIRA, R. Moderação de conteúdo na internet brasileira: em defesa do Marco Civil. Consultor Jurídico, 2021 Disponível em: <https://bit.ly/44A1l5A>. Acesso em: 17 dez. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).