“O Computador Disse Não” ou O Apagamento do Humano

Autores

  • Alan Cholodenko Universidade de Sydney

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.37688

Palavras-chave:

Foucault, Baudrillard, Computador, Animador, Hiper-realidade

Resumo

A partir do esquete “O Computador Disse Não” da comédia inglesa Pequena Bretanha (2000-2007), do ensaio descontrucionista “Accounterability”, de Peggy Kamuf, do regime disciplinar de Michel Foucault e da invocação de Jean Baudrillard para “esquecer Foucault”, este ensaio elabora o dispositivo do arconte e arquivo “contemporâneo”: o computador, o governador e condutor de tudo, inclusive de todos os indivíduos, discursos, instituições e tecnologias, elaborando o apagamento do computador — seu deletar — não apenas da memória humana (em todos os seus modos, cultural, pessoal, coletivo etc.) em seu arquivo, exceto o próprio humano. Enquanto postula todas as tecnologias como animadoras, portanto reanimadoras, no caso do computador, o último como animador, afirma-o ser ainda mais. Pois o computador é aquela rara tecnologia, não apenas um reanimador global, mas da época, o reanimador hiperanimado da realidade como hiper-realidade, inclusive de memória como hipermemória e tempo como hipertempo, em que o contemporâneo (significando com tempo) é ele mesmo esvaziado. E elucida que Cholodenko chama o “regime da accountability”, no qual o humano é humano na medida em que imita o computador, um mundo cibernético no qual computação, números, regras governam, e a quantidade é a nova qualidade — um mundo de ciborgs, que Cholodenko nomeia realidade “hiperzumbi”, de “morte cerebral” — um mundo no qual, ironicamente, aumenta a quantidade e a indeterminação reina. Enquanto Jaan Tallinn, Stephen Hawking, Elon Musk e outros expressam medo por um futuro de Singularidade de Inteligência Geral Artificial (AGIS), o ensaio delineia um mundo em que essa Singularidade já é uma “realidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Cholodenko, Universidade de Sydney

Honorary Associate da Universidade de Sydney, tendo organizado e publicado, entre outros, The Illusion of Life: Essays on Animation, primeiro livro de ensaios acadêmicos que teorizou animação do mundo (Power Publications; Australian Film Commission, 1991)

Referências

BAUDRILLARD, J. The Murder of the Sign. In: BAUDRILLARD, J. The Intelligence of Evil or The Lucidity Pact. Oxford: Berg, 2005, p. 67-73.

BAUDRILLARD, J. The Virtual. In: BAUDRILLARD, J. Passwords. Nova York: Verso, 2003, p. 38-42.

BAUDRILLARD, J. Impossible Exchange. Londres: Verso, 2001.

BAUDRILLARD, J. The Final Solution: Cloning Beyond the Human and Inhuman. In: WITWER, J. (ed.). The Vital Illusion. Nova York: Columbia University Press, 2000, p. 1-30.

BAUDRILLARD, J. The Millennium, or The Suspense of the Year 2000. In: WITWER, J. (ed.). The Vital Illusion. Nova York: Columbia University Press, 2000, p. 33-57.

BAUDRILLARD, J. Aesthetic Illusion and Virtual Reality. In: ZURBRUGG, N. (ed.). Jean Baudrillard, Art and Artefact. Londres: Sage Publications, 1997a, p. 19-27.

BAUDRILLARD, J. Fragments: Cool Memories III, 1991-1995. Londres: Verso, 1997b, v. 3.

BAUDRILLARD, J. The Transparency of Evil: Essays on Extreme Phenomena. Londres: Verso, 1993a.

BAUDRILLARD, J. The Work of Art in the Electronic Age”. In: GANE, M. (ed.). Baudrillard Live: Selected Interviews. Londres: Routledge, 1993b, p. 145-151.

BAUDRILLARD, J. The Anorexic Ruins. In: KAMPER, D.; WULF, C. (eds.). Looking Back At the End of the World. Nova York: Semiotext(e), 1989, p. 29-45.

BAUDRILLARD, J. The End of US Power? In: BAUDRILLARD, J. America. Nova York: Verso, 1988, p. 107-120.

BAUDRILLARD, J. The Evil Demon of Images. Sydney: Power Institute Publications, 1987.

BAUDRILLARD, J. The Year 2000 Will Not Take Place. In: GROSZ, E. A. et al. (eds.). Futur-Fall: Excursions into Post-Modernity. Sydney: Power Institute, 1986, p. 18-28.

BAUDRILLARD, J. L’Extase et l’inertie. In: BAUDRILLARD, J. Les Stratégies fatales. Paris: Grasset & Fasquelle, 1983a.

BAUDRILLARD, J. The Precession of Simulacra. Simulations. Nova York: Semiotext(e), 1983b, p. 1-80.

BAUDRILLARD, J. Holocauste. In: BAUDRILLARD, J. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1981.

BOLTER, J. D. Turing’s Man. Londres: Duckworth, 1984.

BUCKLEY, B.; CONOMOS, J. Erasure: The Spectre of Cultural Memory. Londres: Libri Publishing, 2015.

CHOLODENKO, A.; SOUSA, A. C. A Animação do Cinema. Galáxia, n. 34, p. 20-54, 2017. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554201729575>.

CHOLODENKO, A. (The) Death (of) the Animator, or: The Felicity of Felix, Part 3: Death and the Death of Death. In: BOWMAN, C. Selected Writings From the UTS: Sydney International Animation Festival 2010 Symposium. Sydney: University of Technology Sydney, 2011. p. 8-31. Disponível em: <http://www.dab.uts.edu.au/research/conferences/siaf/SIAF-SYMPOSIUM-WRITINGS-2011.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2022.

CHOLODENKO, A. The “ABCs” of B, or: To Be and Not to Be B. Film-Philosophy, v. 14, n. 2, p. 84-112, 2010. DOI: <https://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/film.2010.0045>.

CHOLODENKO, A. The Spectre in the Screen. Animation Studies, n. 3, [s.p], 2008. Disponível em: <https://journal.animationstudies.org/alan-cholodenko-the-spectre-in-the-screen/>. Acesso em: 19 fev. 2020.

CHOLODENKO, A. Speculations on the Animatic Automaton. In: CHOLODENKO, A. (ed.). The Illusion of Life 2: More Essays on Animation. Sydney: Power Publications, [s.p], 2007a.

CHOLODENKO, A. The Nutty Universe of Animation, The “Discipline” of All “Disciplines”, And That’s Not All, Folks! International Journal of Baudrillard Studies, v. 3, n. 1, [s.p], 2007b. Disponível em: <https://baudrillardstudies.ubishops.ca/the-nutty-universe-of-animation/>. Acesso em: 19 fev. 2020.

CHOLODENKO, A. The Borders of Our Lives: Frederick Wiseman, Jean Baudrillard and the Question of the Documentary. International Journal of Baudrillard Studies, v. 1, n. 2, [s.p], 2004. Disponível em: <https://baudrillardstudies.ubishops.ca/the-borders-of-our-lives-frederick-wiseman-jean-baudrillard-and-the-question-of-the-documentary/#back10>. Acesso em: 19 fev. 2020.

CHOLODENKO, A. The Illusion of the Beginning: A Theory of Drawing and Animation. Afterimage, v. 28, n. 28/1, [s.p], 2000. Disponível em: <https://indexarticles.com/arts/afterimage/the-illusion-of-the-beginning-a-theory-of-drawing-and-animation/>. Acesso em: 20 abr. 2022.

CHOLODENKO, A. “Objects in mirror are closer than they appear”: The Virtual Reality of Jurassic Park and Jean Baudrillard. International Journal of Baudrillard Studies, v. 2, n. 1, [s.p], 2005. Disponível em: <https://baudrillardstudies.ubishops.ca/objects-in-mirror-are-closer-than-they-appear-the-virtual-reality-of-jurassic-park-and-jean-baudrillard/>. Acesso em: 19 fev. 2020.

DAVIES, P. More Big Questions. Sydney: ABC Books, 1998.

DELEUZE, G. Postscript on Control Societies. In: DELEUZE, G. Negotiations: 1972-1990. Nova York: Columbia University Press, [s.p], 1995.

DERRIDA, J. My Chances/Mes chances: A Rendezvous with Some Epicurean Stereophanies. SMITH, J. H.; KERRIGAN, W. (eds.). Taking Chances: Derrida, Psychoanalysis, and Literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1984, p. 1-32.

DERRIDA, J. Of Grammatology. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

FOUCAULT, M. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. Nova York: Vintage Books, 1979.

GAUDREAULT, A. O cinema dito dos primeiros tempos: um caldo de cultura em plena ebulição. Galáxia, n. 37, p. 19-40, 2018. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554135104>.

HUYSSEN, A. Twilight Memories: Marking Time in a Culture of Amnesia. Nova York: Routledge, 1995.

KAMUF, P. Accounterability. Textual Practice, v. 21, n. 2, p. 251-266, 2007. DOI: <https://doi.org/10.1080/09502360701264428>.

KITTLER, F. Computers. In: KITTLER, F. Optical Media: Berlin Lectures 1999. Cambridge: Polity Press, 2010, p. 225-230.

STIEGLER, B. Anamnesis e Hypomnesis. Ars Industrialis, 2013, Online. Disponível em: <http://arsindustralis.org/anamnesis-and hypomnesis>. Acesso em: 20 out. 2013.

VIRILIO, P. The Information Bomb. Londres: Verso, 2000.

VIRILIO, P.; LOTRINGER, S. Crepuscular Dawn. Nova York: Seiotext(e), 2002.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

CHOLODENKO, A. “O Computador Disse Não” ou O Apagamento do Humano . Lumina, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 4–27, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.37688. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/37688. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Internacionais