A historicidade como memória reforçada no ato comunicacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.34538

Palavras-chave:

Comunicação, Historicidade, Hermenêutica, Gadamer, Ontologia

Resumo

O presente artigo investiga a historicidade como dimensão imanente do indivíduo. A partir de nossa vinculação com o campo da Comunicação, que se mostra favorável ao reconhecimento de perspectivas históricas no cerne da produção de conhecimento científico — artigos, monografias, etc. —, o trabalho pergunta: como estruturar, metodologicamente, a historicidade na produção científica? No lastro do questionamento, procuramos nos filiar com a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, para, então, esboçar resposta através do desenvolvimento de uma ontologia histórica como método anterior aos teóricos utilizados pelos pesquisadores em suas respectivas produções acadêmicas. Primeiro, identificamos como a área da Comunicação reconhece a importância da historicidade dos seus pesquisadores — através da popularização do termo “lugar de fala” e da aparição de vozes canonicamente marginalizadas do círculo acadêmico. Depois introduzimos alguns conceitos da hermenêutica existencial — que se origina no início do séc. XX a partir do filósofo Martin Heidegger — que servirão como base para o trabalho. Em seguida, introduzimos o pensamento de Gadamer como um meio termo entre a hermenêutica e a história, e, por último, concluímos com nosso esboço de caminhos metodológicos para uma estruturação da ontologia histórica no cerne da produção científica em contato com os temas e interesses da Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alan Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

GADAMER, Hans-Georg. O Problema da Consciência Histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: complementos e índice. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia: hermenêutica da faticidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: mundo-finitude-solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

FIGAL, Gunter. Oposicionalidade: o elemento hermenêutico e a filosofia. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

RICOEUR, Paul. Hermeneutics and the Human Sciences: essays on language, action and interpretation. United Kingdom: Cambridge University Press, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

CAMPOS, A. A historicidade como memória reforçada no ato comunicacional. Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 8–21, 2021. DOI: 10.34019/1981-4070.2021.v15.34538. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/34538. Acesso em: 12 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: História, Memória, Comunicação – entre crises e críticas