Twitter como espaço para comunicação governamental? As falsas promessas dos Presidentes na América Latina

  • Matías Ponce Universidade Católica do Uruguai
Palavras-chave: Twitter, interação, esfera midiática, América Latina, Presidentes

Resumo

O objetivo do artigo é explicar o uso que Presidentes e ex-Presidentes latino-americanos fazem do Twitter, empregando o estudo de caso como modelo para refutar as teorias que apontam as redes sociais como espaço para melhorar a interação entre cidadãos e atores políticos. A metodologia se baseia na análise quantitativa de uso das redes sociais por 17 Presidentes e ex-Presidentes em 2017. O uso das redes sociais por atores políticos reproduz os paradigmas clássicos da comunicação política sustentados por um ator central que transmite conteúdo em massa e não interage diretamente com os cidadãos. Existe, porém uma lacuna a preencher sobre o que os governos entendem por Twitter e o uso que fazem dele. O artigo explora e identifica padrões de comportamento e de uso do Twitter por atores políticos e serve de base para futuras investigações no campo. Esta pesquisa é realizada dez anos após a definição de Karpf (2009) de política 2.0, que introduziu o termo considerando a participação de atores políticos nas redes sociais, o que reduziu custos e facilitou a comunicação entre os cidadãos e seus governantes, com informação abundante e a promessa de maior participação e interação entre as instituições políticas e a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matías Ponce, Universidade Católica do Uruguai

Professor e investigador do Departamento de Comunicação da Universidade Católica do Uruguai, doutorando em Comunicação Política na Universidade de Santiago de Compostela. Porta-voz da  Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (ONU).

Referências

BENETT, W. L. The personalization of politics: Political identity, social media, and changing patterns of participation. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 644, n. 1, p.20-39, 2012.
BLUMLER, J. y GUREVITCH, M. The new media and our political communication discontents: democratizing cyberspace. Information, Communication & Society,v. 4, n. 1, p. 1-13, 2001.
CHOWDHURY, A. Top Twitter Trends of 2009. Twitter Blog,Online, 2009.
CORREA, T., HINSLEY, A. W., & DE ZUNIGA, H. G. Who interacts on the Web? The intersection of users’ personality and social media use. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 2, p. 247-253, 2010.
DADER, J. L., MUÑIZ, C., TÉLLEZ, N. M., & SALAZAR, A.¿ Están los políticos políticamente comprometidos?: Análisis del compromiso político 2.0 desarrollado por los candidatos a través de Facebook. Cuadernos. info, v. 39, p. 135-150, 2016.
DOMÍNGUEZ N. Política 2.0. La comunicación política mediada por Twitter. Universidad Nacional de la Plata. La Plata, Argentina. Tesis doctoral, 2015. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/46845. Acesso em: 21 ago. 2019.
ENLI, G. Twitter as arena for the authentic outsider: exploring the social media campaigns of Trump and Clinton in the 2016 US presidential election. European Journal of Communication, v.32, n. 1, p. 50-61, 2017.
FERNÁNDEZ, C. Twitter y la ciberpolítica. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social "Disertaciones", v. 5, n. 1, Artículo 1, 2012.. Disponible en: http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/Disertaciones/
GIL DE ZÚÑIGA, H., JUNG, N., & VALENZUELA, S. Social media use for news and individuals' social capital, civic engagement and political participation. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 17, n. 3, p. 319-336, 2012.
GLOBALWEBINDEX. Global Web Index Social Summary Quarter 4, 2016. London: UK. GlobalWebIndex.net. Disponível em: http://insight.globalwebindex.net/hubfs/Reports/GWI-Social-Q4-2016-Summary.pdf?submissionGuid=73896324-9c17-4fcd-abcd-4f0bb022f4fb. Acesso em: 21 ago. 2019.
HEPP, A., HJARVARD, S., & LUNDBY, K. Mediatization: theorizing the interplay between media, culture and society. Media, Culture & Society, v. 37, n. 2, p. 314-324, 2015.
HJARVARD, S. The mediatization of religion: A theory of the media as agents of religious change. Northern Lights: Film & Media Studies Yearbook, v. 6, n. 1, p. 9-26, 2008.
HJARVARD, S. The mediatization of society. Nordicom Review, v. 29, n.2, p. 102-131, 2008.
HTTPS://blog.Twitter.com/official/en_us/a/2008/las-elecciones-generales-espa-olas-en-Twitter.html
HTTPS://blog.Twitter.com/official/en_us/a/2009/top-Twitter-trends-of-2009.html
KAPLAN, A. M., & HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, 2010.
KIETZMANN, J. H., HERMKENS, K., MCCARTHY, I. P., & SILVESTRE, B. S. (Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business Horizons, v. 54, n. 3, p. 241-251, 2011.
MADDEN, M., & SMITH, A. Reputation management and social media. Pew Research Center, Internet & Technology, Online, 2010. Disponível em: https://www.pewinternet.org/2010/05/26/reputation-management-and-social-media/. Acesso em: 21 ago. 2019.
MARCINKOWSKI, F., & STEINER, A. Mediatization and political autonomy: A systems approach. In Mediatization of Politics. London: Palgrave Macmillan UK, 2014, p. 74-89.
OTT, B. L. The age of Twitter: Donald J. Trump and the politics of debasement. Critical Studies in Media Communication, v. 34, n. 1, p. 59-68, 2017.
RIORDA, M., VALENTI, P., LÓPEZ-GHIO, R & STRAFACE, F. El gobernauta latinoamericano: Estudio del perfil de los gobernantes latinoamericanos en redes sociales. Inter-American Development Bank, 2015.
STONE, B. Spanish General Elections on Twitter, 2008. Twitter Blog.
STRÖMBÄCK, J., & ESSER, F. Mediatization of politics: Towards a theoretical framework. In: STRÖMBÄCK & ESSER (Eds.) Mediatization of Politics: Understanding the transformation of western democracies, p. 3-28, 2014.
TODAY.COM. Twitter CEO Jack Dorsey talks Trump’s Tweets, favorite follow, tackling trolls. Today.com. CNBC News, Online, 2017. Disponível em: https://www.today.com/video/Twitter-ceo-jack-dorsey-talks-trump-s-Tweets-favorite-follow-tackling-trolls-943519811955 Acesso em: 21 ago. 2019.
VERGEER, M. y HERMANS, L. Campaigning on Twitter: Microblogging and Online Social Networking as Campaign Tools in the 2010 General Elections in the Netherlands. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 18, p. 399–419, 2013.
VERÓN, E., ARFUCH, L., & CHIRICO, M. M. El discurso político: lenguajes y acontecimientos. Paris: Hachette, 1987.
WELLS, C., SHAH, D. V., PEVEHOUSE, J. C., YANG, J., PELLED, A., BOEHM, F., & SCHMIDT, J. L. How Trump drove coverage to the nomination: Hybrid media campaigning. Political Communication, v. 33, n. 4, p. 669-676, 2016.
Publicado
2019-08-30
Como Citar
PONCE, M. Twitter como espaço para comunicação governamental? As falsas promessas dos Presidentes na América Latina. Lumina, v. 13, n. 2, p. 126-156, 30 ago. 2019.