Vejo com os ouvidos: os audiogames como vetores de (novas) experiências interativas

Autores

  • Emmanoel Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Felipe Sousa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.26088

Palavras-chave:

audiogames, videogames, interatividade, som, visão.

Resumo

Este trabalho discute questões acerca das formas de interatividade próprias dos chamados audiogames – jogos em que o conteúdo sonoro é o principal elemento com o qual o jogador interage e em que o conteúdo visual pouco ou nada influencia na interação jogador-jogo – buscando compreender os motivos (históricos, econômicos, culturais, etc.) pelos quais a produção de jogos deste gênero é ainda escassa, tanto no Brasil quanto no mundo. Primeiramente, apresentamos os audiogames como um gênero de jogo com características próprias e singulares, assim como as principais formas de interação com este tipo de jogo. Em seguida, abordamos o que chamamos de supremacia da visão nas artes em geral e nos videogames em particular, buscando entender como as modalidades midiáticas em geral, historicamente, enfatizaram a visão em detrimento dos outros sentidos. Posteriormente, traçamos um breve histórico de dispositivos interativos – de brinquedos eletrônicos lançados na década de 1970 até os próprios audiogames – cujo principal sentido acionado no momento de interação é a audição, relacionando as formas particulares de interação com tais dispositivos, tanto para indivíduos com visão em pleno funcionamento, quanto para indivíduos dela destituídos. Por fim, discutimos a questão da acessibilidade e da inclusão de indivíduos destituídos da visão nas mídias interativas em geral e nos videogames em particular, apontando para possíveis cenários futuros.

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Biografia do Autor

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

Felipe Sousa, Universidade Federal da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

FERREIRA, E.; SOUSA, F. Vejo com os ouvidos: os audiogames como vetores de (novas) experiências interativas. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 168–184, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.26088. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/26088. Acesso em: 22 dez. 2024.