Performatividade algorítmica e experiências fotográficas: uma perspectiva não-antropocêntrica sobre as práticas comunicacionais nos ambientes digitais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21562Palavras-chave:
performatividade algorítmica, fotografia, comunicação não-antropocêntricaResumo
Este texto possui o objetivo de descrever experiências fotográficas digitais que envolvem ações algorítmicas nos âmbitos da produção, organização e leitura de imagens, tensionando-as através de uma perspectiva não-antropocêntrica. Produzimos, inicialmente, uma análise descritiva do dispositivo Google Clips, da plataforma Apple Photos e da ferramenta Automatic Alternative Text do Facebook. Em seguida, tendo como ponto de partida estas descrições, apresentamos uma discussão sobre a construção material-discursiva da fotografia através da ação algorítmica e sensibilidade performativa. Apontamos para dois argumentos principais: as experiências fotográficas apresentadas constróem sua especificidade material-discursiva a partir de uma conectividade gerada pela performatividade algorítmica; para percebê-la, há, portanto, a necessidade de uma compreensão ampliada da comunicação, na qual artefatos participam ativamente dos processos comunicacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham & London: Duke University Press, 2007.
CALLON, Michel. Sociologie de l’acteur réseau. In: AKRICH, Madeleine; CALLON, Michel; LATOUR, Bruno (Orgs.). . Sociologie de La Traduction: Textes fondauters. Paris: Mines Paris Les Presses, 2006. p. 267–276.
DELANDA, Manuel. A new philosophy of society. London, New York: Continuum, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DOURISH, Paul. Algorithms and their others: Algorithmic culture in context. Big Data & Society v. 3, n. 2, 24 dez. 2016. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951716665128>. Acesso em: 26 jun. 2018.
DOURISH, Paul. The stuff of bits: An essay on the materialities of information. Cambridge: MIT Press, 2017.
FLICKR BLOG. Smartphones Dominate Flickr Uploads in 2016. Disponível em: <http://blog.flickr.net/2016/12/06/smartphones-dominate-flickr-in-2016-apple-leads/>. Acesso em: 01 out. 2018.
GIANNOULAKIS, Stamatios; TSAPATSOULIS, Nicolas. Evaluating the descriptive power of Instagram hashtags. Journal of Innovation in Digital Ecosystems v. 3, n. 2, p. 114–129 , 2016. Disponível em: <http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2352664516300141>.
GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo (Orgs.). . Media technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: MIT Press, 2014.
GUNTHERT, André. L’image conversationnelle: les nouveaux usages de la photographie numérique. Études photographiques v. 31 , 2014.
GRUSIN, Richard. Radical Mediation. In Critical Inquiry, vol. 42, no. 1 (Autumn 2015), pp. 124-148. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/10.1086/682998.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.
HARMAN, Graham. Guerrilla metaphysics: phenomenology and the carpentry of things. Chicago, La Salle: Open Court, 2005.
HARMAN, Graham. Immaterialism: objects and social theory. Cambridge, Malden: Polity Press, 2016.
HARMAN, Graham. The Quadruple Objet. Winchester, Washington: Zero Books, 2011.
INSTAGRAM BLOG. 700 Million. Disponível em: <http://blog.instagram.com/post/160011713372/170426-700million>. Acesso em: 01 out. 2018.
INTRONA, Lucas D. Algorithms, Governance, and Governmentality. Science, Technology, & Human Values v. 41, n. 1, p. 17–49 , 3 jan. 2016. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0162243915587360>. Acesso em: 11 jul. 2018.
KEMBER, Sarah. Face recognition and the emergence of smart photography. Journal of Visual Culture v. 13, n. 2, p. 182–199 , 2014.
KITCHIN, Rob. Thinking critically about and researching algorithms. Information Communication and Society v. 20, n. 1, p. 14–29 , 2017.
KOHN, Eduardo. How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2013.
LATOUR, Bruno. Enquête sur les modes d’existence: une anthropologie des Modernes. Paris: Éditions La Découverte, 2012. .
LATOUR, Bruno. Nous n’avons jamais été modernes. Paris: La Découverte, 1997.
LATOUR, Bruno. On selves , forms , and forces. HAU: Journal of Ethnographic Theory v. 4, n. 2, p. 261–266 , 2014.
LATOUR, Bruno. On technical mediation: Philosophy, Sociology, Genealogy. Common knowledge v. 3, n. 2, p. 29–64 , 1994. Disponível em: <http://ecsocman.hse.ru/rubezh/msg/18036068.html>. Acesso em: 11 jul. 2018.
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social. New York: Oxford University Press, 2005.
LATOUR, Bruno. Where are the missing masses? The sociology of a few mundane artifacts. Shaping Technology/Building Society: Studies in Sociotechnical Change, p. 225–258 , 1992. Disponível em: <http://www.citeulike.org/group/718/article/3382023>.
LEMOS, A. Sensibilités Performatives. Les nouvelles sensibilités des objets dans les métropoles contemporaines. Revue Sociétés. Formes In: Bruxelles: urbaines, n. 132, v. 2. pp. 71-84. Bruxelles: De Boeck, 2016.
LEMOS, André. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo.
LEMOS, André; BITENCOURT, Elias. Sensibilidade performativa e comunicação das coisas: Explorando as narrativas algorítmicas na Fitbit. 2017: Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, 2017.
NORVAL, Aletta; PRASOPOULOU, Elpida. Public faces? A critical exploration of the diffusion of face recognition technologies in online social networks. New Media and Society v. 19, n. 4, p. 637–654 , 2017.
PASTOR, Leonardo; LEMOS, André. A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação Mídia e Consumo v. 15, n. 42, p. 10–33 , 2018. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1611>.
TARDE, Gabriel. Les lois de l’imitation. Kindle ed. Paris: Collection Etudes, 1890.
TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia: e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
VOYKINSKA, Violeta et al. How blind people interact with visual content on social networking services. CSCW ’16 Proceedings of the 19th ACM Conference on Computer-Supported Cooperative Work & Social Computing p. 1584–1595 , 2016. Disponível em: <https://research.fb.com/publications/how-blind-people-interact-with-visual-content-on-social-networking-services/>.
CALLON, Michel. Sociologie de l’acteur réseau. In: AKRICH, Madeleine; CALLON, Michel; LATOUR, Bruno (Orgs.). . Sociologie de La Traduction: Textes fondauters. Paris: Mines Paris Les Presses, 2006. p. 267–276.
DELANDA, Manuel. A new philosophy of society. London, New York: Continuum, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DOURISH, Paul. Algorithms and their others: Algorithmic culture in context. Big Data & Society v. 3, n. 2, 24 dez. 2016. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951716665128>. Acesso em: 26 jun. 2018.
DOURISH, Paul. The stuff of bits: An essay on the materialities of information. Cambridge: MIT Press, 2017.
FLICKR BLOG. Smartphones Dominate Flickr Uploads in 2016. Disponível em: <http://blog.flickr.net/2016/12/06/smartphones-dominate-flickr-in-2016-apple-leads/>. Acesso em: 01 out. 2018.
GIANNOULAKIS, Stamatios; TSAPATSOULIS, Nicolas. Evaluating the descriptive power of Instagram hashtags. Journal of Innovation in Digital Ecosystems v. 3, n. 2, p. 114–129 , 2016. Disponível em: <http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2352664516300141>.
GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo (Orgs.). . Media technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: MIT Press, 2014.
GUNTHERT, André. L’image conversationnelle: les nouveaux usages de la photographie numérique. Études photographiques v. 31 , 2014.
GRUSIN, Richard. Radical Mediation. In Critical Inquiry, vol. 42, no. 1 (Autumn 2015), pp. 124-148. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/10.1086/682998.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.
HARMAN, Graham. Guerrilla metaphysics: phenomenology and the carpentry of things. Chicago, La Salle: Open Court, 2005.
HARMAN, Graham. Immaterialism: objects and social theory. Cambridge, Malden: Polity Press, 2016.
HARMAN, Graham. The Quadruple Objet. Winchester, Washington: Zero Books, 2011.
INSTAGRAM BLOG. 700 Million. Disponível em: <http://blog.instagram.com/post/160011713372/170426-700million>. Acesso em: 01 out. 2018.
INTRONA, Lucas D. Algorithms, Governance, and Governmentality. Science, Technology, & Human Values v. 41, n. 1, p. 17–49 , 3 jan. 2016. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0162243915587360>. Acesso em: 11 jul. 2018.
KEMBER, Sarah. Face recognition and the emergence of smart photography. Journal of Visual Culture v. 13, n. 2, p. 182–199 , 2014.
KITCHIN, Rob. Thinking critically about and researching algorithms. Information Communication and Society v. 20, n. 1, p. 14–29 , 2017.
KOHN, Eduardo. How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2013.
LATOUR, Bruno. Enquête sur les modes d’existence: une anthropologie des Modernes. Paris: Éditions La Découverte, 2012. .
LATOUR, Bruno. Nous n’avons jamais été modernes. Paris: La Découverte, 1997.
LATOUR, Bruno. On selves , forms , and forces. HAU: Journal of Ethnographic Theory v. 4, n. 2, p. 261–266 , 2014.
LATOUR, Bruno. On technical mediation: Philosophy, Sociology, Genealogy. Common knowledge v. 3, n. 2, p. 29–64 , 1994. Disponível em: <http://ecsocman.hse.ru/rubezh/msg/18036068.html>. Acesso em: 11 jul. 2018.
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social. New York: Oxford University Press, 2005.
LATOUR, Bruno. Where are the missing masses? The sociology of a few mundane artifacts. Shaping Technology/Building Society: Studies in Sociotechnical Change, p. 225–258 , 1992. Disponível em: <http://www.citeulike.org/group/718/article/3382023>.
LEMOS, A. Sensibilités Performatives. Les nouvelles sensibilités des objets dans les métropoles contemporaines. Revue Sociétés. Formes In: Bruxelles: urbaines, n. 132, v. 2. pp. 71-84. Bruxelles: De Boeck, 2016.
LEMOS, André. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo.
LEMOS, André; BITENCOURT, Elias. Sensibilidade performativa e comunicação das coisas: Explorando as narrativas algorítmicas na Fitbit. 2017: Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, 2017.
NORVAL, Aletta; PRASOPOULOU, Elpida. Public faces? A critical exploration of the diffusion of face recognition technologies in online social networks. New Media and Society v. 19, n. 4, p. 637–654 , 2017.
PASTOR, Leonardo; LEMOS, André. A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação Mídia e Consumo v. 15, n. 42, p. 10–33 , 2018. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1611>.
TARDE, Gabriel. Les lois de l’imitation. Kindle ed. Paris: Collection Etudes, 1890.
TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia: e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
VOYKINSKA, Violeta et al. How blind people interact with visual content on social networking services. CSCW ’16 Proceedings of the 19th ACM Conference on Computer-Supported Cooperative Work & Social Computing p. 1584–1595 , 2016. Disponível em: <https://research.fb.com/publications/how-blind-people-interact-with-visual-content-on-social-networking-services/>.
Downloads
Publicado
2018-12-30
Como Citar
LEMOS, A.; PASTOR, L. Performatividade algorítmica e experiências fotográficas: uma perspectiva não-antropocêntrica sobre as práticas comunicacionais nos ambientes digitais. Lumina, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 147–166, 2018. DOI: 10.34019/1981-4070.2018.v12.21562. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21562. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).