Imprensa e políticas de saúde pública: a contribuição dos jornais na legitimação do isolamento compulsório dos leprosos em Minas Gerais (1930)

  • Keila Auxiliadora Carvalho
  • Ramon Feliphe Souza
Palavras-chave: imprensa, saúde pública, lepra, história, Minas Gerais

Resumo

O objetivo do presente texto consiste em analisar matérias e anúncios que tratam do combate à lepra, publicadas nos jornais, Estado de Minas e Minas Gerais, no início dos anos de 1930, marco inicial da estruturação da política de isolamento compulsório dos doentes no estado. Para além de mapear o aparecimento de notícias relacionadas ao tema, pretendemos compreender a dimensão do uso dos jornais como veículos difusores e legitimadores de políticas públicas de saúde. A questão da legitimidade pública, nesse caso, torna-se importante, pelo fato de a principal prática de controle da lepra consistir no isolamento obrigatório dos portadores da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Conclusões da Segunda Conferência Panamericana de Lepra. In: Arquivos Mineiros de Leprologia, ano VI, nº IV, outubro de 1946.

COSTA, Dilma Fátima A. C. Entre Idéias e Ações: lepra, medicina e políticas públicas de saúde no Brasil (1894-1934). Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, 2007.

CURI, Luciano Marcos. “Defender os sãos e consolar os lázaros”: lepra e isolamento no Brasil 1935-1976. Dissertação de Mestrado em História, Universidade Federal de Uberlândia, 2002.

DINIZ, Orestes & MARIANO, José. Assistência social aos filhos sadios dos doentes de lepra. Trabalho apresentado na 2ª Conferência de Assistência Social dos Lázaros, Rio de Janeiro, 1945. In: Arquivos Mineiros de Leprologia, ano V, n. III, julho de 1945.

DINIZ, Orestes. Nós Também Somos Gente: trinta anos entre leprosos. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1961.

HOCHMAN, Gilberto. A Era do Saneamento. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

HOLLOWAY, T.H. Imigrantes para o café. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.

Jornal ESTADO DE MINAS, janeiro, 1931. Arquivo: Hemeroteca Histórica de Belo Horizonte.

Jornal ESTADO DE MINAS, dezembro, 1931. Arquivo: Hemeroteca Histórica de Belo Horizonte.

Jornal MINAS GERAIS, 1931. Arquivo: Hemeroteca Histórica de Belo Horizonte.

Jornal MINAS GERAIS, 1937. Arquivo: Hemeroteca Histórica de Belo Horizonte.

MACIEL, Laurinda Rosa. 'Em proveito dos sãos perde o lázaro a liberdade': uma história das políticas públicas de combate à lepra no Brasil (1941-1962). Tese de Doutorado em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

MIRANDA, Maria Augusta Tibiriçá. Alice Tibiriçá: lutas e ideais. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2005.

ORSINI, Olyntho. A Lepra no Brasil. Revista Médica de Minas, v. 3, n. 27, Belo horizonte, 1935.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
AUXILIADORA CARVALHO, K.; FELIPHE SOUZA, R. Imprensa e políticas de saúde pública: a contribuição dos jornais na legitimação do isolamento compulsório dos leprosos em Minas Gerais (1930). Lumina, v. 12, n. 2, p. 79-98, 30 ago. 2018.
Seção
Dossiê: Comunicação, Condição da Vítima e Políticas de Sofrimento