Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores

Autores

  • Mª Amor Pérez Universidade de Huelva
  • Águeda Delgado Universidade de Huelva

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21416

Palavras-chave:

competência midiática, competência digital, alfabetização midiática, dimensões e indicadores, didática

Resumo

A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUADED, J.I. et al. Observatics. La implementación del software libre en centros TIC andaluces. Proyecto de investigación. Huelva: Universidad de Huelva, Grupo Ágora, 2007.
AGUADED, J.I. et al. El grado de competencia mediática en la ciudadanía andaluza. Memoria de investigación. Huelva: Grupo Comunicar, Universidad de Huelva, Grupo Ágora, 2011.
AREA, M.. La innovación pedagógica con TIC y el desarrollo de las competencias informacionales y digitales. Investigación en la Escuela, 64, p. 5-17, 2008.
APARICI, R. et al. La educación mediática en la Escuela 2.0. 2010. Disponível em: <http://ntic.educacion.es/w3//web_20/informes/educacion_mediatica_e20_julio20010.pdf>. Acesso em: 12 ene. 2011.
BUCKINGHAM, D.. La educación para los medios en la era de la tecnología digital. In: CONGRESO X ANIVERSARIO DE MED «La sapienza di comunicare». Roma, marzo 2006. Anais online … Disponível em: <www.signis.net/IMG/pdf/ Buckingham_sp.pdf>. Acesso em: 19 ene. 2011.
BUCKINGHAM, D.. The future of media literacy in the digital age: some challenges for policy and practice. In: P. VERNIERS (Org.). EuroMeduc: Media Literacy in Europe: Controversies, Challenges and Perspectives. Bruselas: EuroMeduc, 2009. p.13-23. Disponível em: <www.euromeduc.eu/IMG/pdf/Euromeduc_ENG.pdf>. Acesso em: 03 junio 2011).
CELOT, P.; PÉREZ-TORNERO, J.M.. Study on Assessment Criteria for Media Literacy Levels. A comprehensive view of the concept of media literacy and an Understanding of how media literacy level in Europe Should Be Assessed. Brussels: European Commission, 2009.
CHURCHES,A.. La taxonomía de Bloom para la era digital. 2009. Disponível em: <http://edorigami.wikispaces.com/>. Acesso em: 12 ene. 2011.
COMISIÓN EUROPEA (Ed.). Recomendación 2006/962/CE del Parlamento Europeo y del Consejo, de 18 de diciembre de 2006, sobre las competencias clave para el aprendizaje permanente. [Diario Oficial L 394 de 30.12.2006]. Disponível em: <http://eur-lex.europa.eu/ LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:32006H0962:ES:NOT>. Acesso em: 10 ene. 2011.
COMISIÓN EUROPEA (Ed.). Directiva 2007/65/Ce del Parlamento Europeo y del Consejo de 11 de diciembre de 2007 de Servicios de medios audiovisuales sin fronteras. [Diario Oficial L 332/31 de 18.12.2007]. Disponível em: <http://europa.eu/legislation_summaries/ audio visual_and_media/l24101a_es.htm.> Acesso em: 10 ene. 2011.
COMISIÓN EUROPEA (Ed.). Recomendación de la Comisión, de 20 de agosto de 2009, sobre la alfabetización mediática en el entorno digital para una industria audiovisual y de contenidos más competitiva y una sociedad del conocimiento incluyente. [Diario Oficial L 227 de 29.8.2009] (05-02-11).
DAMASIO, A.. En busca de Spinoza. Neurobiología de la emoción y los sentimientos. Barcelona: Crítica, 2005.
DELORS, J. et al. La educación encierra un tesoro. 1994. Disponível em: <www.unesco.org/education/pdf/DELORS_S.PDF>. Acesso em: 10 ene. 2011.
DI CROCE, D.. Media Literacy. Teacher Resource Guide. Canadian Broadcasting Corporation. 2009
FERRÉS, J.. La competencia en comunicación audiovisual: propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Quaderns del CAC, n. 25, p.9-17, 2007.
FRAU-MEIGS, D.; TORRENT, J.. Políticas de educación en medios: Hacia una propuesta global. Comunicar, n. 32, p. 10-14, 2009. (DOI: 10.3916/c32-2009-01-001).
LEVIS, D.. Alfabetos y saberes: la alfabetización digital. Comunicar, n. 26, p. 78-82, 2006.
MARQUÈS, P.. Aportaciones sobre el documento puente: competencia digital. 2009. Disponível em: <http://dl.dropbox.com/u/20875810/personal/competen.htm>. Acesso em: 24 mayo 2011.
MASTERMAN, L.. La enseñanza de los medios de comunicación. Madrid: De la Torre, 1993.
MEC. Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo de 2006, de Educación. Madrid: BOE, 106.
OCDE. Definición y selección de competencias clave (De SeCo). 2005. Disponível em: <www.deseco.admin.ch/>. Acesso em: 14 feb. 2011.
PÉREZ-GÓMEZ, A.I.. La naturaleza de las competencias básicas y sus implicaciones pedagógicas. Santander: Consejería de Educación, 2007.
PÉREZ-RODRÍGUEZ, M.A., AGUADED, J.I.; MONESCILLO, M.. Hacia una integración curricular de las TIC en los centros educativos andaluces de Primaria y Secundaria. Bordón, n. 62 (4), p. 7-23, 2010.
PÉREZ-TORNERO, J.M.. Promoting Digital Literacy. Understanding Digital Literacy. Unión Europea: Educación y Cultura, 2004.
PÉREZ-TORNERO, J.M.; MARTÍNEZ-CERDÁ, J.F.. Hacia un sistema supranacional de indicadores mediáticos. Infoamérica, n.5, p. 39-57, 2011. Disponível em: <www.infoamerica.org/icr/icr_05.htm>. Acesso em: 05 feb. 2011.
PERRENOUD, P.. Diez nuevas competencias para enseñar. Barcelona: Graó, 2004.
PRENSKY, M.. Enseñar a nativos digitales. Madrid: Ediciones SM, 2011.
PRENSKY, M.. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, n.9, p.1-6, 2001. Disponível em: <www.marcprensky.com/writing/ Prensky% 20%20 Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20%20Part1.pdf>. Acesso em: 19 ene. 2011.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

AMOR PÉREZ, M.; DELGADO, Águeda. Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21416. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416. Acesso em: 16 abr. 2024.