A imagem através do espelho: O sujeito Ocidente e a razão do poder em jogos documentais

Autores

  • Diego Granja do Amaral Universidade Federal Fluminense
  • José Messias Franco Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21398

Palavras-chave:

narrativa, videogames, alteridade, conflito, representação

Resumo

O presente artigo discute a partir de uma perspectiva ética e estética o problema da representação em jogos documentais. Mais especificamente, trataremos de jogos de teor político que visam problematizar conflitos no oriente médio. Para tanto, o trabalho lança mão da teoria pós-colonial (SPIVAK, 2010; MIGNOLO, 2003) e da noção de estética como política em Rancière (2009; 2010) em diálogo com o campo de estudo dos jogos. Pretende-se com isto apresentar um olhar crítico acerca do caráter político de representações consideradas pegagógicas ou documentais, onde o colonialismo se apresenta como um dado fundamental para a apreensão do sentido

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Biografia do Autor

Diego Granja do Amaral, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Graduado e Mestre  em comunicação pela UFPE. Membro do [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia

José Messias Franco, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola da Comunicação da UFRJ com bolsa Faperj Nota 10 para realização de projeto de pesquisa sobre customização e compartilhamento de games, e conteúdos derivados, em comunidades virtuais de redes sociais. Pesquisador visitante na University of Wisconsin-Milwaukee por intermédio do Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes/Fulbright. Mestre em Comunicação formado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Uerj, em 2012, com projeto sobre a representação do herói nas histórias em quadrinhos japonesas e estadunidenses. Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Uerj (2010). Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq do grupo de pesquisa Comunicação, Entretenimento e Cognição (Cibercog) do qual ainda faz parte como voluntário. Atua ativamente tanto na área de quadrinhos, imaginário, representação e mito do herói quanto na de práticas do entretenimento, pirataria e competências cognitivas.

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

AMARAL, D. G. do; FRANCO, J. M. A imagem através do espelho: O sujeito Ocidente e a razão do poder em jogos documentais. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21398. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21398. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea