O ciclo de vida de um meme: Delineamentos para o espalhamento a partir do ciberacontecimento em torno do caso da capivara-cachorro
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21366Palavras-chave:
ciberacontecimento, meme, espalhamento, capivara-cachorro, redes sociais, sitesResumo
O artigo analisa as dinâmicas das redes sociais como geradoras de cibersocialidades de ciberacontecimentos.A partir de uma publicação no site Facebook, que foi forjada por um ator social a fim de desenvolver compartilhamentos, buscamos destacar as diferenças entre viralização e espalhamento e os delineamentos que podem impulsionar a visibilidade em torno de determinado conteúdo. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória para a aplicação da técnica de análise denominada como construção de sentidos em redes digitais, com os dados coletados. Por fim, pensamos no conceito de meme, proposto por Dawkins (1979), articulado aos conceitos explorados no artigo. Assim, constatamos que o caso da capivara-cachorro sinaliza transformações culturais na sociedade, decorrentes das dinâmicas das cibersocialidades em torno dos ciberacontecimentos.
Downloads
Referências
HENN, R. O ciberacontecimento. In: VOGEL, D., MEDITSCH, E, e SILVA, G., Jornalismo e acontecimento: tramas conceituais. Florianópolis: Insular, 2013. P. 21-34.
______. El ciberacontecimiento: producción y semiosis. Barcelona: Editorial UOC, 2014.
JENKINS, H.Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. NYU Pres,New York, 2006.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. 2013. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York, New York University.
FRAGOSO, S; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Editora Sulina: Porto Alegre, 2011
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LOTMAN, Yuri. La semiosfera. Catedra: Madri, 1996.
OLIVEIRA, Nathalia Bettoni; MENDES, Conrado Moreira. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Intercom, 2015, Uberlândia. Facebook e Comunicação Organizacional: uma Análise do Modelo de Comunicação da Prefeitura de Curitiba . Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015/resumos/R48-0104-1.pdf>. Acesso em: 23 nov.2015.
QUÉRÉ, L. Entre facto e sentido: a dualidade do acontecimento. In Trajectos – Revista de Comunicação, Cultura e Educação. Lisboa, nº 6, 2005, p. 59-76.
RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
______. Redes Sociais na Internet. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua. Paulus: São Paulo, 2013.
SIMÕES, P. G. O poder de afetação das celebridades. In: FRANÇA, V. et al (Org.) Celebridades no Século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).