O consumo da experiência na ficção seriada televisiva: Gilmore Girls e a cidade de Stars Hollow
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21299Palavras-chave:
Gilmore Girls, Ficção Seriada, Locações, Consumo Da Experiência.Resumo
Neste artigo, analisamos a importância da cidade de Stars Hollow na experiência de consumo da série televisiva Gilmore Girls a partir de duas premissas. A primeira é que a pequena cidade fictícia localizada no estado de Connecticut se configura como uma importante personagem da história. Além disso, argumentamos que Stars Hollow não é limitada pela estrutura narrativa da produção, transbordando para além da tela, através das locações da série, situadas nos estúdios da Warner Bros. em Los Angeles, na Califórnia. Aberto para visitação do público, esse espaço real constitui uma parte importante do relacionamento dos fãs com esse produto cultural, a partir da ideia de “consumo da experiência” (PEREIRA et al, 2015). Para comprovar nosso argumento, realizamos uma pesquisa de inspiração etnográfica tanto nas locações citadas como nos sites de redes sociais dedicados à série, em especial no Instagram.
Downloads
Referências
BAYM, N. Tune in, log on: soaps, fandom, and online community. Thousand Oaks: Sage, 2000.
BUCKMAN, A. R. You've Always Been the Head Pilgrim Girl: Stars Hollow as the Embodiment of the American Dream. In:DIFFRIENT, D. S.; LAVERY, D. (Ed.) Screwball Television: Critical Perspectives on Gilmore Girls. Syracuse University Press, 2010.
BURY, R. Cyberspaces of their own: female fandoms online. New York: Peter Lang Publishing, 2005.
GJELSVIK, A. ‘The Wire og krimifortællingens serialitet’/’The Wire and the seriality of the crime story’. In: CHRISTENSEN, J. R. ; HANSEN, K. T. (Eds).Fingeraftryk – studier i krimi og det kriminelle. Fingerprints Aalborg: Aalborg Universitetsforlag, 2010, p. 355–367
GOMES, L. G. Fãs sites ou “O Consumo da experiência na Mídia Contemporânea”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 28, 2007, p.313-344.
GRAY, H. Recovered, reinvented, reimagined: Treme, television studies and writing New Orleans. Television & New Media, p. 268-278, 2012.
HELLEKSON, K.; BUSSE, K. Fan fiction and fan communities in the age of the internet. Jefferson: McFarland & Company, 2006.
HARRINGTON, L.; BIELBY, D. Global fandom/Global fan studies. In: GRAY, Jonathan et al (Orgs.). Fandom: identities and communities in a mediated world. New York: New York University Press, 2007, p.179-197.
JENKINS, H. Textual poachers: television fans and participatory culture. London: Routledge, 1992.
______. Culturada convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma?Porto Alegre: Sulina, 2012.
MOSS, M. Toward the visualization of history: the past as image. Lexington Books, 2008.
O’MERA, R. “I will try harder to merge the worlds” Expanding Narrative and Navigating Spaces in Gilmore Girls. In:DIFFRIENT, D. S.; LAVERY, D. (Ed.) Screwball Television: Critical Perspectives on Gilmore Girls. Syracuse University Press, 2010.
PEREIRA, C.; et al. “Consumo de experiência” e “experiência de consumo”: Uma discussão conceitual. LOGOS. v.22, n. 02, 2015.
PARMETT, H. M. Space, Place, and New Orleans on Television: From Frank’s Place to Treme. Television & New Media, p.193-212, 2011.
SILBERGLEID, R.. Hip mamas: Gilmore girls and ariel gore. Hall, A. C., & Bishop, M. J., (Eds.), Mommy angst: Motherhood in American popular culture, Santa Barbara, CA: Praeger, 2009, p. 93-111.
SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (Compós), 22, Salvador, 2013.
______. Arrested Development e o Futuro das Séries (de Tevê?). Novos Olhares, v.3, n. 1, p. 42-50, 2014.
SBORGI, A. V. The Thing that Reads a Lot. In: DIFFRIENT, D.S.;LAVERY, D. (Eds). Screwball television: Critical perspectives on Gilmore Girls. Syracuse: Syracuse University Press, 2010, p. 186- 202
WAADE, A. M. Crime scenes: Conceptualizing Ystad as location in the Swedish and the British Wallander TV crime series. Northern Lights: Film & Media Studies Yearbook, 2011, v. 9, n. 1, p. 9-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).