A potência da alteridade nas mídias digitais: uma perspectiva de identidade e diferença
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21271Palavras-chave:
Comunicação, Identidade, Midias Digitais, AlteridadeResumo
Este ensaio delineia criticamente alguns aspectos das interações nas mídias digitais a partir dos estudos de identidade. A partir de pesquisa prévia, o texto sugere que a relação com a alteridade, nas mídias digitais, residem sobre um paradoxo: o excesso de informações, longe da transparência, resulta na opacidade do outro, em uma apreensão metonímica do outro. O argumento se desenvolve em três etapas: (1) as questões relacionadas à enunciação de si e do outro; (2) A ilusão na qual informações online sobre alguém são tomadas como “conhecimento” sobre o outro; (3) o anonimato como dispositivo de controle e de anti-comunicação. Busca-se, com isso, delinear algumas enunciações online que raramente avançam para além de uma impressão primeira sobre a alteridade.Downloads
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Referências
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Publicado
2016-08-31
Como Citar
MARTINO, L. M. S. A potência da alteridade nas mídias digitais: uma perspectiva de identidade e diferença. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21271. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21271. Acesso em: 21 dez. 2024.
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