“Shippers” no Twitter: práticas de fãs de ficção televisiva
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21266Palavras-chave:
Televisão, Audiências, Fãs, Twitter, Ficção Televisiva.Resumo
O crescimento da figura do fã e suas respectivas práticas nas redes sociais vêm se tornando cada vez mais um objeto de estudo de relevo no campo dos estudos de televisão e ficção em diferentes contextos, inclusive no Brasil (LOPES et al., 2015). A proposta desse artigo é observar manifestações culturais dos fãs de títulos de ficção da TV aberta na plataforma social Twitter. Procuramos centralizar a análise na prática do shipping com uso de hashtags, sistema de indexação utilizada pelos fãs com frequência no Twitter, a partir de dois títulos ficcionais de grande audiência, de modo a identificar diversos tipos de performance (PEARSON, 2010) e possíveis alianças afetivas (GROSSBERG, 1992). Tal análise, realizada de forma exploratória com uso de ferramentas de quantificação de palavras-chave, indicou como resultados a construção de mapas de importância e identificação cultural que facilitam o agrupamento dos fãs por interesses cada vez mais específicos, apontando o aumento da sofisticação das práticas dos fãs e consequente interesse das emissoras por esses fenômenos.
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