Verissimo, Che Guevara e o discurso do consumo

Autores

  • João Anzanello Carrascoza ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21260

Palavras-chave:

Consumo. Literatura. Publicidade.

Resumo

Retextualizar, conceito de Bettetini (1996), é a operação de mobilizar texto de um certo domínio, o literário, por exemplo, para o científico. Com o objetivo de discutir questões tradicionalmente centrais, ou emergentes, relativas ao consumo de bens materiais e/ou simbólicos, temos desenvolvido pesquisas sobre o discurso publicitário por meio de retextualizações de obras de ficção contemporâneas. Dessa vez, vamos nos valer do conto O pôster, de Luis Fernando Verissimo, para investigar algumas das estratégias discursivas mais exploradas pela publicidade, apoiando-nos em estudos da retórica publicitária e em pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

CARRASCOZA, J. A. Verissimo, Che Guevara e o discurso do consumo. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 40–54, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21260. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21260. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos