Apontamentos sobre a transposição do romance para o filme Drácula de Bram Stoker
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21258Palavras-chave:
intermidialidade, intertextualidade, transposição intersemiótica, Drácula, Francis Ford Coppola.Resumo
Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula – EUA – 1992 - dirigido por Francis Ford Coppola e roteirizado por James V. Hart), adaptado do romance gótico “Drácula”, do escritor irlandês Bram Stoker, configura-se exemplar para uma discussão do processo de transposição da Literatura para o Cinema. Buscou-se apontar, além das equivalências e diferenças entre os textos e as duas formas artísticas, também a compreensão do contexto de produção e de recepção e da função do texto-alvo como fatores que fundamentam as escolhas criativas. Nesse filme, encontram-se atualizados a essência da narrativa gótica e o imaginário do vampiro no cinema; ou seja relações intersemióticas (entre romance e filme) e intertextuais (entre os filmes, os “textos” do cinema). A personagem do morto-vivo que é, por princípio, dúbio, cumpre no filme de Coppola o papel duplo de heroi e monstro. Sendo toda personagem ficcional o ponto zero das coordenadas espácio-temporais, essa dubiedade é responsável pelo paralelismo entre a narrativa de horror e o drama romântico.
Downloads
Referências
CAPUZZO, Heitor. Lágrimas de Luz; o drama romântico no cinema. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 221p. (Coleção midia@rte, 2)
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Tradução de Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. 221p.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: Arbex, Márcia (Org.). Poéticas do visível; ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006a. p.102-166.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: conceitos, termos, objetivos. Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada, São Paulo, FFLCH, n. 2, p. 37-55, 1997. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267>. Acesso em: 10 set. 2015.
CLÜVER, Claus. Inter Textus / Inter Artes / Inter Media. Aletria, revista de estudos de literatura, jul-dez. 2006b. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/ale_14/ale14_cc.pdf>. Acesso em: 12 set. 2008.
DRÁCULA DE BRAM STOKER (Bram Stoker’s Dracula). Direção: Francis Ford Coppola. Roteiro: James V. Hart, a partir da novela de 1897 de Bram Stoker. Produção: American Zoetrope, Columbia Pictures Corporation, Osiris Films. Elenco: Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves. EUA, 1992, Blu-Ray, colorido, widescreen, 127min.
IMDB – Internet Movie Database. Bram Stoker’s Dracula – Trivia. Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0103874/trivia?ref_=tt_trv_trv>. Acesso em: 10 out. 2015.
JEHA, Julio Cesar. Edgar Allan Poen: The Fall of The Masque. 1986. 172f. Dissertação (Mestrado em Inglês) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 1986.
JOHNSON, Randal. Literatura e cinema, diálogo e recriação: o caso de Vidas Secas. In: Pellegrini, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p.37-59.
MELTON, J. Gordon. O livro dos Vampiros; a enciclopédia dos mortos-vivos. Tradução de James F. Sunderlank Cook. São Paulo: Makron Books, 1995. 1017p.
NAZÁRIO, Luiz. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte & Ciência, 1998. 304p.
PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: Pellegrini, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p.15-35.
ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: Candido, Antônio et al. A personagem de ficção. 11.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009
SEGER, Linda. A arte da adaptação; como transformar fatos e ficção em filme. Tradução de Andrea Netto Mariz. São Paulo: Bossa Nova, 2007. 281p
STOKER, Bram. Drácula. Tradução de Theobaldo de Souza. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 1993. 464p.
XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar. In: Pellegrini, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p.61-89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).