Mamãe Dolores, Nice e Val: comoções (e razões) nacionais

Autores

  • Denise da Tavares da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Max Milliano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21227

Palavras-chave:

doméstica, audiovisual, cenário midiático, melodrama, cultura nacional.

Resumo

País apontado como aquele que detém o maior número de empregadas domésticas no mundo (OIT, 2013), o Brasil acumula, em suas produções audiovisuais, inúmeros personagens que, exercendo tal função, funcionam, quase sempre, como complemento cênico. No entanto, em alguns momentos deste percurso, esse papel praticamente invisível é catapultado à primeira grandeza, provocando comoções nacionais que, amarradas historicamente, transitam entre o devido reconhecimento do sujeito à elevação da notoriedade da atriz. Investigando tal trajeto, este artigo foca as personagens domésticas Mamãe Dolores, Nice e Val, sob o horizonte dos limites e cobranças que estas repercussões carregam no cenário midiático, discutindo, também, os elos que as narrativas constroem com a matriz melodramática latino-americana.

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Biografia do Autor

Denise da Tavares da Silva, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Comunicação Social. Área: Audiovisual e Mídias Digitais.

Pós-Graduação Mídia e Cotidiano

Max Milliano, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Mídia e Cotidiano, Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano, da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Capes.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

TAVARES DA SILVA, D. da; MILLIANO, M. Mamãe Dolores, Nice e Val: comoções (e razões) nacionais. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21227. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21227. Acesso em: 27 dez. 2024.