Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica

  • Bruno Monte de Assis Universidade Federal do Pará
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do pará

Resumo

Este artigo tem como intuito estudar as potencialidades dos newsgames como forma de divulgação científica por meio da linguagem dos jogos digitais, considerando que seu formato desperta o interesse dos usuários e fornece subsídios para o aprendizado a partir da imersão em um ambiente lúdico e interativo. Nesse sentido, parte-se de um levantamento de pesquisas sobre o conceito de jogo e sobre a utilização de jogos digitais e outras experiências lúdicas com foco no aprendizado, incluindo os newsgames, para servir de aporte teórico para este trabalho. A proposta consiste em analisar o jogo Filosofighters, disponível no portal da revista Superinteressante, a partir da retórica processual de Bogost (2007, 2008), para identificar elementos que possibilitam a perspectiva da divulgação científica, buscando evidenciar as potencialidades de aliar informação e entretenimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Monte de Assis, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2010). Formação técnica em computação gráfica no Centro de Computação Gráfica Alpha Channel. Concluiu o Curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para a Web na Universidade Federal do Pará (2011). Exerceu atividades acadêmicas de Monitoria e de Professor auxiliar ministrando aulas de apoio na disciplina Informática Aplicada durante o ano de 2010 na Universidade da Amazônia - UNAMA. Possui experiência com softwares de Computação Gráfica. Atualmente está direcionado à pesquisas voltadas para jogos, jogos digitais, jogos on-line e Jogos Online Massivo Multijogador. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2015).
Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do pará

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996); doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio de doutoramento na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Woods Hole Research Center, ambos nos USA. Concluiu, em 2013, o pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do professor catedrático, Adriano Duarte Rodrigues. Foi Coordenadora da Assessoria de Comunicação da UFPA (2007-2009) e coordenadora da Rádio Web UFPA (2009-2015), da qual foi fundadora em 2009. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com o apoio de agências como CNPq e MEC, e é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Na área de Comunicação, suas pesquisas e projetos, alguns dos quais premiados, tem dado ênfase para as temáticas Estudos em Rádio, Comunicação e Meio Ambiente, Divulgação Científica e Comunicação Institucional . Tem trabalhado também com os seguintes temas: Estratégias Institucionais e Midiáticas em Comunicação, Análise de Discurso, Campanhas de Comunicação, Mudanças Climáticas, Amazônia, Agricultura Familiar, Desmatamento e Conflitos Agrários.

Publicado
2016-12-22
Como Citar
DE ASSIS, B. M.; COSTA, L. M. Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica. Lumina, v. 10, n. 3, 22 dez. 2016.