Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21225Resumo
Este artigo tem como intuito estudar as potencialidades dos newsgames como forma de divulgação científica por meio da linguagem dos jogos digitais, considerando que seu formato desperta o interesse dos usuários e fornece subsídios para o aprendizado a partir da imersão em um ambiente lúdico e interativo. Nesse sentido, parte-se de um levantamento de pesquisas sobre o conceito de jogo e sobre a utilização de jogos digitais e outras experiências lúdicas com foco no aprendizado, incluindo os newsgames, para servir de aporte teórico para este trabalho. A proposta consiste em analisar o jogo Filosofighters, disponível no portal da revista Superinteressante, a partir da retórica processual de Bogost (2007, 2008), para identificar elementos que possibilitam a perspectiva da divulgação científica, buscando evidenciar as potencialidades de aliar informação e entretenimento.Downloads
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Publicado
2016-12-22
Como Citar
DE ASSIS, B. M.; COSTA, L. M. Filosofighters: Newsgames e suas potencialidades para aliar entretenimento e divulgação científica. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21225. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21225. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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