A Representação do Nordeste no Cinejornal Informativo: análise do contexto social da região na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21214Palavras-chave:
cinejornais, documentário, Cinejornal InformativoResumo
Este artigo analisa a forma como o Nordeste era representado no cinejornal produzido pela Agência Nacional, entre os anos de 1951 a 1954. O período estudado compreende o regime democrático do presidente Getúlio Vargas, caracterizado como um líder carismático voltado para os ideais do populismo e nacionalismo. Inicialmente, será apresentado um breve histórico sobre o desenvolvimento dos cinejornais no Brasil; em seguida, uma rápida explanação sobre as características dos cinejornais; por último, se estabelecerá o contexto em que se apresentava o Cinejornal Informativo e a análise da representação do Nordeste em um dos vídeos de caráter de edição especial.
Downloads
Referências
DA-RIN, Silvio. Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
GOMES, Renata Vellozo. Cotidiano e cultura no Rio de Janeiro na década de 50: os cinejornais da Agência Nacional. Artes & Ensaios, Rio de Janeiro, ano XIV, n. 15, 2007.
LEAL, Paulo Roberto Figueira; PEQUENO, Laura. A roda gira (na história e no cinema): Vertov, o contexto político e o cinema soviético dos anos 20. Ícone, Pernambuco, v. 11, n.1, julho de 2009.
MIRANDA, Luiz Felipe; RAMOS, Fernão (Orgs). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2000, pgs. 133-135.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2010.
RODRIGUES, Marly. A década de 50: populismo e metas desenvolvimentistas do Brasil. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, José Inácio de Melo. Trabalhando com cinejornais: relatos de uma experiência. In: Histórias: questões e debates. Curitiba: UFPR, nº 38, 2003, pgs. 63-76.
VERTOV, Dziga. Nascimento do Cine-Olho. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência no cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).