Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21213Palavras-chave:
Tempo, Espaço, Nostalgia, Meia-Noite em Paris.Resumo
O artigo busca compreender implicações da noção de nostalgia à representação identitária dos sujeitos na contemporaneidade, tendo como base o drama da personagem Gil Pender, na narrativa audiovisual Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen. Justifica-se o estudo diante da conexão entre nostalgia e devaneio ao estudo das identidades, além da relevância atribuída pelos sujeitos ao sentimento nostálgico na reconstituição de memórias que fundamentam seu viver. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e enfoque em análise fílmica. O referencial teórico é composto por Bachelard (1994; 1998), que orienta o entendimento acerca de tempo e de espaço, basilares à análise da ideia de nostalgia; Hall (2003; 2006) para a compreensão das noções de identidade e representação. Já as linguagens fílmicas serão estudadas a partir da elucidação de Gardies (2008) e Gaudreault e Jost (2009). Assim, o estudo percebe a nostalgia enquanto convite ao transitar pelo passado para depreender o presente. O sentimento nostálgico permite o acesso referencial aos espaços que podem orientar a construção de certezas (sempre provisórias) às vivências dos sujeitos, sendo a representação de sua identidade resultado dessa construção intelectual.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana. In: ______. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 23-54.
______. A Dialética da Duração. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. In: ______. Estética da Criação Verbal. 6. ed., p. 259-306. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo; RICHTER, Sandra. A poética do devaneio e da imaginação criadora em Gaston Bachelard. In:SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E AS LINGUAGENS ARTÍSTICO-CULTURAIS, 1, Santa Catarina: Unesc, 2005.
GARDIES, René. Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
GAUDREAULT, François; JOST, André. Cinema e Narrativa. In: GAUDREAULT, François; JOST, André. A Narrativa Cinematográfica. Brasília: UNB, 2009. p. 31-51.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
______. A Questão Multicultural. In: ______.Da Diáspora. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 2003. p. 51-100.
LIPOVETSKY, Gilles. A Sociedade da Decepção. Barueri/SP: Manole, 2007.
______. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).