A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos

Autores

  • Greize Alves da Silva-Poreli Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21189

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar duas peças publicitárias do lubrificante para carros Veedol, da empresa norte americana Tidewater Petroleum, veiculadas no Brasil em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Partimos de uma possível ideologia de marketing de ‘causa’ que está presente em expedientes linguísticos, em imagens e no contexto histórico. Para isso, analisamos recursos argumentativos encontrados nas duas propagandas, tais como: fatores de textualidade, dêiticos, gráficos, dentre outros.

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Biografia do Autor

Greize Alves da Silva-Poreli, Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional

Professora Assistente II do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional.

Doutoranda em estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

SILVA-PORELI, G. A. da. A Publicidade Brasileira em tempos de guerra: análise de peças publicitárias do produto Veedol – aspectos ideológicos e argumentativos. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21189. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21189. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos