Tramas de religiosidade na ficção: a teledramaturgia e seus cruzamentos de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21187Palavras-chave:
teledramaturgia, religiosidade, ficção, midiatização, contextoResumo
Este estudo buscou compreender os sentidos religiosos abordados pela teledramaturgia da Rede Globo, a partir da análise das obras ficcionais Amor Eterno Amor, A Viagem e Escrito nas Estrelas, livremente inspiradas na doutrina espírita de Allan Kardec. Para a verificação desse cenário, o estudo envolveu dois procedimentos metodológicos: primeiro, a análise de narrativas, e num segundo momento, entrevistas com especialistas religiosos, além de questionários com os estudantes do curso de Comunicação Social. Diante desse contexto, pensar o papel da teledramaturgia no enfoque de novas práticas de religiosidade mostra-se uma perspectiva de investigação relevante para o campo da comunicação, considerando-se que a ressonância e os impactos da ficção televisiva não terminam no último capítulo.
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