Ocultamento e visibilidade na página Rio Invisível: modos de construção subjetiva nas ruas e nas redes
Palavras-chave:
cidade, identidade, Rio Invisível, situação de rua, visibilidadeResumo
Nas redes sociais, o cidadão comum constrói-se subjetivamente através de imagens e discursos de si publicamente compartilhados, sendo narrador de sua própria trajetória e identidade. Já a experiência cotidiana de pessoas em situação de rua é marcada por uma ameaçadora visibilidade, da qual é preciso esquivar-se para preservar a integridade. Essa visibilidade não impede o anonimato: os corpos abjetos das ruas não têm rosto, nome, história e identidade. Tendo em vista tal contraste, analisaremos a experiência da construção subjetiva do indivíduo em situação de rua através da página Rio Invisível, no Facebook, onde são publicados retratos e narrativas colhidos nas ruas do Rio de Janeiro, dando visibilidade à imagem e à história dos indivíduos que ali vivem. No entanto, se os processos de construção subjetiva desses indivíduos passam predominantemente pela experiência corporal na cidade e não pelo binômio discurso-imagem, a página acaba inserindo-os na lógica identitária dominante.
Downloads
Referências
FRANGELLA, Simone Miziara. Corpos urbanos errantes: Uma Etnografia da Corporalidade de Moradores de Rua em São Paulo. Tese de doutorado. Unicamp, Campinas, 2004.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1988.
GRAEFF, Luca. Corpos precários, desrespeito e autoestima: o caso de moradores de rua de paris. In: Psicologia USP, São Paulo, 2012, 23(4), p. 757-77.
MONS, Alain. Les lieux du sensible: villes, hommes, images. Paris: CNRS Éditions, 2013.
PICADO, Benjamim. A ação e a paixão que se colhem num rosto: pensando os regimes de discurso do retrato humano no fotojornalismo. In: Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.276-290, dez. 2009
ROBAINA, Igor Martins Medeiros. A Invisibilidade como Estratégia Espacial das Populações de Rua na Cidade do Rio de Janeiro. In: Espaço Aberto, PPGG - UFRJ, V. 1, N.2, p. 167-176, 2011.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).