A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21171Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo, BuzzFeed, Zero HoraResumo
Este trabalho busca verificar os possíveis entrelaçamentos entre a linguagem utilizada pelo site BuzzFeed e o jornalismo, tendo como objeto de estudo as publicações do jornal Zero Hora em sua fan page no Facebook. Inicialmente, identificamos como o BuzzFeed formata suas postagens para, em seguida, apontar associações entre o jornalismo e o entretenimento. Assim, falamos de um jornalismo guiado por métricas (em que questões como audiência e repercussão dão pistas para quais conteúdos serão mais destacados pelos veículos), apontando o caso da Zero Hora. Por fim, realizamos um levantamento a partir da observação sistemática das publicações na fan page do jornal no Facebook (entre 05 e 11 de setembro de 2014), investigando as interações geradas por esses conteúdos.Downloads
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Referências
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Publicado
2015-12-01
Como Citar
SARDÁ, T.; LUPINACCI, L.; CORNUTTI BARBOSA, C.; ZAGO, G.; VALIATI, V.; ARAÚJO, W. A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21171. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21171. Acesso em: 21 nov. 2024.
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Artigos
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