A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora

Autores

  • Thaís Sardá Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ludmila Lupinacci Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Cornutti Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Zago Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Valiati Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Willian Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21171

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, BuzzFeed, Zero Hora

Resumo

Este trabalho busca verificar os possíveis entrelaçamentos entre a linguagem utilizada pelo site BuzzFeed e o jornalismo, tendo como objeto de estudo as publicações do jornal Zero Hora em sua fan page no Facebook. Inicialmente, identificamos como o BuzzFeed formata suas postagens para, em seguida, apontar associações entre o jornalismo e o entretenimento. Assim, falamos de um jornalismo guiado por métricas (em que questões como audiência e repercussão dão pistas para quais conteúdos serão mais destacados pelos veículos), apontando o caso da Zero Hora. Por fim, realizamos um levantamento a partir da observação sistemática das publicações na fan page do jornal no Facebook (entre 05 e 11 de setembro de 2014), investigando as interações geradas por esses conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Sardá, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Ludmila Lupinacci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Camila Cornutti Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Gabriela Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Vanessa Valiati, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Willian Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias.

Referências

ABELSON, Brian. How Promotion Affects Pageviews on the New York Times Website. Source: An OpenNews project, 2013. Disponível em: http://source.opennews.org/en-US/articles/promotion-pageviews/ Acessado em novembro de 2013.
BARROS, Moreno; MIGLIOLI, Sarah. Novas tecnologias da imagem e da visualidade: GIF animado como videoarte. Revista Sessões do Imaginário n. 29, p. 68-75. 2013.
CRESCI, E. 21 things you need to know about BuzzFeed`s success. 2014. Disponível em: < http://www.theguardian.com/media/2014/aug/11/21-things-you-need-to-know-about-buzzfeeds-success > Acessado em setembro de 2014.
HONG, Sounman. Online news on Twitter: Newspapers’ social media adoption and their online readership. Information Economics and Policy, v. 24, n. 1, p. 60–74, 2012.
ISAAC, Mike. 50 Million New Reasons BuzzFeed Wants to Take Its Content Far Beyond Lists. 2014. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2014/08/11/technology/a-move-to-go-beyond-lists-for-content-at-buzzfeed.html?_r=0 > Acessado em setembro de 2014.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e
significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
NADAL, João Henrique. A cultura do GIF: Reconfigurações de imagens técnicas a partir dos usos e apropriações de narrativas cíclicas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
NASCIMENTO, Vanderson de Souza. Entretenalismo: quando o humor se torna notícia. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Jornalismo), Portugal, Universidade de Coimbra, 2010.
ROWAN, David. Giant for a New Era. 2014. Disponível em: <http://www.wired.co.uk/magazine/archive/2014/02/features/buzzfeed> Acessado em setembro de 2014.
STYLIANOU, Nassos. As it happened: Keynote speech from BuzzFeed`s jack Shepherd. 2014. Disponível em: <http://www.newsrewired.com/2014/02/20/live-keynote-speech-from-jack-shepherd/ > Acessado em setembro de 2014.
VERA, Luciana Rodas.; GOMES, Itania Maria. As notícias de um jeito que você nunca viu. Uma análise do Furo MTV. Iniciacom, v.3, n.1, 2011.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

SARDÁ, T.; LUPINACCI, L.; CORNUTTI BARBOSA, C.; ZAGO, G.; VALIATI, V.; ARAÚJO, W. A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21171. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21171. Acesso em: 5 nov. 2024.