Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21123Palavras-chave:
transmídia, metodologia, multiplataformas, televisãoResumo
O artigo pretende desenvolver algumas reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia, pensando na estruturação de um campo de estudos transdisciplinar. Esses estudos são realizados na perspectiva das inter-relações entre disciplinas da comunicação e das ciências humanas e sociais. No contexto da cultura da convergência, as narrativas transmídia se constituem como um novo paradigma do entretenimento. Os procedimentos analíticos para o estudo desse fenômeno, que emergiu da convergência dos artefatos da indústria cultural e da cultura participativa, conduz o foco das análises para disciplinas conexas, relacionados aos con teúdos dispersos nas redes. Ao se observar através de diferentes perspectivas como são interpretadas as narrativas transmídia, busca-se desenvolver uma reflexão sobre o escopo das análises aplicadas a este campo de estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).