Jornalismo cultural: pesquisa internacional sobre artigos registrados em base de dados

Autores

  • Cida Golin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Everton Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Sirena Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruna Linhares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21106

Palavras-chave:

Jornalismo cultural, produção científica internacional em jornalismo cultural, mapeamento temático em jornalismo cultural

Resumo

Este artigo apresenta uma panorâmica da produção científica internacional sobre jornalismo cultural. Pretende reunir, organizar e sistematizar uma parte do conhecimento acadêmico-científico sobre a temática, oferecendo uma perspectiva parcial sobre o avanço das pesquisas na área. A partir de determinadas palavras-chave de referência foram compilados artigos lançados nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo e Dialnet no período de vinte anos (1992-2012). No total de quarenta textos, verificam-se quatro tendências: pesquisas empíricas longitudinais e de cunho histórico; problematização do gênero crítica; discussões acerca da identidade do profissional especializado; e proposições teóricas sobre a constituição do segmento. Nota-se, entre outros pontos, que a análise da noção de cultura atravessa o conjunto dos trabalhos; nele, o dispositivo impresso constitui-se em vetor hegemônico das investigações, evidenciando sua dimensão de documento histórico e mapa possível para a interpretação dos temas, agentes e consensos culturais de cada período histórico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cida Golin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado dos cursos de Jornalismo e de Museologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do Programa dePós-Graduação em Comunicação e Informação | FABICO | UFRGS

Pesquisador do CNPq

Everton Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando PPGCOM|UFRGS; Jornalista SECOM|UFRGS; Professor no curso de Jornalismo da Unisinos.

Mariana Sirena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista, Mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM | UFRGS

Bruna Linhares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Jornalismo na FABICO|UFRGS

Bolsista BIC|UFRGS

Downloads

Publicado

2015-01-27

Como Citar

GOLIN, C.; CARDOSO, E.; SIRENA, M.; LINHARES, B. Jornalismo cultural: pesquisa internacional sobre artigos registrados em base de dados. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21106. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21106. Acesso em: 26 abr. 2024.