Estratégias de Comunicação Pública: uma análise dos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff direcionados às cidadãs brasileiras em cadeia nacional de televisão

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira
  • Fernando de Resende Chaves

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.21079

Palavras-chave:

Comunicação Política, Comunicação Pública, Mídia e Poder, Dilma Rousseff

Resumo

O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política e sobre comunicação organizacional, tomando como recorte quatro pronunciamentos oficiais da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), feitos em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão (CNRT) em 2012, 2013 e 2014. Foram selecionados os pronunciamentos em CNRT direcionados especialmente às cidadãs brasileiras: três celebrando o Dia Internacional da Mulher (2012, 2013 e 2014) e outro motivado pelo Dia das Mães de 2012. O recorte foi definido em razão da identificação direta da presidente com o público feminino e da ampla utilização desse seu traço pessoal na construção de sua imagem pública e na criação de vínculos simbólicos entre seu governo e a população. A presidente fez 19 pronunciamentos em cadeia de rádio e TV, procurando reforçar a sua imagem e a de seu governo e para amenizar crises. 

 

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Publicado

2013-12-13

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. A.; CHAVES, F. de R. Estratégias de Comunicação Pública: uma análise dos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff direcionados às cidadãs brasileiras em cadeia nacional de televisão. Lumina, [S. l.], v. 7, n. 2, 2013. DOI: 10.34019/1981-4070.2013.v7.21079. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21079. Acesso em: 23 abr. 2024.