Estratégias de Comunicação Pública: uma análise dos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff direcionados às cidadãs brasileiras em cadeia nacional de televisão
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.21079Palavras-chave:
Comunicação Política, Comunicação Pública, Mídia e Poder, Dilma RousseffResumo
O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política e sobre comunicação organizacional, tomando como recorte quatro pronunciamentos oficiais da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), feitos em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão (CNRT) em 2012, 2013 e 2014. Foram selecionados os pronunciamentos em CNRT direcionados especialmente às cidadãs brasileiras: três celebrando o Dia Internacional da Mulher (2012, 2013 e 2014) e outro motivado pelo Dia das Mães de 2012. O recorte foi definido em razão da identificação direta da presidente com o público feminino e da ampla utilização desse seu traço pessoal na construção de sua imagem pública e na criação de vínculos simbólicos entre seu governo e a população. A presidente fez 19 pronunciamentos em cadeia de rádio e TV, procurando reforçar a sua imagem e a de seu governo e para amenizar crises.
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